Início Saúde e Bem-Estar Dia Nacional do Doente Coronário celebrou-se a 14 de Fevereiro

Dia Nacional do Doente Coronário celebrou-se a 14 de Fevereiro

0
Dia Nacional do Doente Coronário celebrou-se a 14 de Fevereiro

Só 8% dos doentes com enfarte fazem reabilitação cardíaca

Reduz a mortalidade e futuras complicações cardiovasculares, melhora a qualidade de vida, aumenta a capacidade física para voltar a ter uma vida ativa e reduz a doença psicológica (ansiedade e depressão) causada pela doença. Ainda assim, só uma pequena minoria de doentes (8%) que sofreram um enfarte realizam reabilitação cardíaca. A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPCardiologia) alerta para a importância desta prática, deixando a certeza: “a reabilitação salva vidas!”
“A reabilitação cardíaca dá os conhecimentos e a motivação necessária para combater a progressão e complicações da doença cardiovascular”, afirma Manuel Carrageta, presidente da FPCardiologia. Este “conjunto de intervenções coordenadas, destinadas a otimizar a capacidade física, psicológica e social do doente, e adicionalmente estabilizar, retardar ou promover a regressão da aterosclerose, reduz a morbilidade e a mortalidade de doentes que sofreram um enfarte do miocárdio, têm insuficiência cardíaca ou foram submetidos a angioplastia ou cirurgia coronária ou valvular”.
É por isso que “a reabilitação cardíaca é uma das intervenções clínicas mais custo-eficazes no tratamento das doenças cardiovasculares, sendo responsabilidade dos clínicos recomendar que todos os doentes elegíveis (com doença coronária, insuficiência cardíaca, etc) participem num programa de reabilitação cardíaca”.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.