Autismo

0
1127
Gazeta das Caldas

Na nossa passagem pelas principais Psicopatologias que afetam a infância, esta semana falamos de Autismo.
Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, chama-se Autismo ao conjunto de sintomas neuro-comportamentais, sem causa aparente, que afetam o normal desenvolvimento da criança. Os sintomas iniciam nos primeiros três anos de vida e incidem sobretudo na interação social, comportamental e comunicacional.
Uma criança autista tem muita dificuldade em interpretar o mundo, não se relaciona com as outras crianças nem se exprime da forma habitual. São crianças que habitualmente se isolam no seu próprio mundo e precisam de ajuda para comunicar.
Os sons normais podem incomodar um autista, ao ponto de o levar a tapar os ouvidos. Até a sensação de ser tocado, pode ser muito desconfortável.
Crianças com autismo têm dificuldade em interpretar sentimentos, os próprios e os alheios e em expressar emoções. Um sorriso pode ser simplesmente uma expressão facial, sem associação a um estado de felicidade ou a uma simpatia. O mesmo acontece com as palavras. Têm dificuldade em associá-las ao seu significado. É como se vivêssemos num país em que todos falam outra língua, da qual não entendemos uma palavra. Daí os comuns acessos de birras e mau humor, decorrentes da frustração.
A maioria dos autistas gosta de organização, tanto nas suas rotinas como na disposição dos brinquedos, por exemplo. Uma peça fora do seu lugar pode dar origem a uma grande manifestação de descontentamento.
Infelizmente não existe cura mas são muitos os técnicos que podem ajudar – uma equipa multidisciplinar composta por médico, psicólogo, terapeuta da fala, terapeuta ocupacional, entre outros.
O diagnóstico e a intervenção precoce são fundamentais para a melhoria da qualidade de vida.

Na próxima edição abordaremos o Síndrome de Asperger – integra o grupo de doenças dentro do espetro do autismo, sendo uma das formas mais ligeiras e a mais comum.
Façam-nos chegar as questões que mais vos preocupam, através da nossa página de Facebook Gazeta da Saúde & Bem-Estar, por email saúde@gazetadascaldas.pt ou entregando pessoalmente na redação.
As mais pertinentes serão publicadas todas as semanas.
Participe! Ajude-nos a levar a saúde e o bem estar até si.

- publicidade -