Socialistas querem um distrito capaz de transformar a inovação em valor

0
545
Gazeta das Caldas

PSOs candidatos do PS pelo circulo de Leiria estiveram nas Caldas no passado sábado, 12 de Setembro, numa acção de pré-campanha. Num almoço com os jornalistas, a cabeça de lista, Margarida Marques, apresentou os 20 compromissos para o distrito e um outro, firmado entre candidatos de Leiria, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Aveiro, com o objectivo de trabalharem em conjunto por uma região mais forte e com maior capacidade de atracção de apoios comunitários.

Os recursos, problemas e potencialidades do distrito de Leiria serviram de base para a criação de um compromisso com 20 medidas que o PS pretende pôr em prática caso seja governo.
À cabeça, a necessidade de criação de redes de inovação, agilizando a transferência de tecnologia e conhecimento das instituições de ensino superior para as empresas, promovendo a criação de emprego. Margarida Marques, cabeça de lista do PS por Leiria, considera que existe em Portugal um deficit em transformar a inovação em valor. “Há resultados extraordinários na investigação, mas depois falta-nos o clic, a capacidade de a transformar em valor”, disse, referindo-se à necessidade de criar novas empresas e mais empregos.
Também a saúde está entre as prioridades para o PS, que assume três compromissos nesta área. Defendem o reforço dos cuidados de proximidade através da criação de novas Unidades de Saúde Familiar, tendo em conta que existem “cerca de 70 mil cidadãos no distrito sem médico de família”, disse a candidata, acrescentando que há concelhos como Pedrógão ou Peniche, em que a situação é “catastrófica”.
Preocupa-os também a perda de valências do Hospital das Caldas, deixando sem alternativa os sectores populacionais mais frágeis, que não têm possibilidade de deslocação, bem como a falta de cuidados continuados integrados no SNS. No que respeita ao Hospital Termal, o PS quer participar na adopção de um modelo de gestão inovador, “aproveitando as potencialidades desta estância no âmbito da saúde, turismo e desenvolvimento local e regional”.
O mar é apresentado como uma das potencialidades do distrito que deve ser aproveitada, tanto ao nível da economia como do turismo. Também ao nível do turismo defendem a criação de rotas regionais e inter-regionais, que valorizem o património existente.
Ao nível das acessibilidades defendem a modernização da Linha do Oeste e intervenções de segurança nas estradas, reduzindo a sinistralidade.

Um compromisso pelo Centro

- publicidade -

Os candidatos a deputados de Leiria, juntamente com os de Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco e Aveiro, fizeram um compromisso pelo Centro. “Achamos que tem mais poder uma região com estes seis distritos associados, do que cada um dos distritos isolados”, disse Margarida Marques, acrescentando que, ao nível das negociações dos fundos comunitários do Portugal 2020, têm mais hipóteses agindo em conjunto.
Além disso, a negociação do próximo quadro comunitário irá ocorrer durante o próximo mandato da Assembleia da República.
Por outro lado, a região Centro tem problemas específicos que querem resolver através de uma posição conjunta. “É a única do pais onde não há uma infra-estrutura aeroportuária”, disse Margarida Marques, acrescentando que Monte Real existe e tem que ser pensado num quadro mais global e não numa lógica apenas distrital.
Desde Junho que os candidatos dos vários distritos têm reunido para criar esta estratégia que  visa fortalecer a região de modo a fazer concorrência as outras regiões como Lisboa.
Os candidatos têm andado a fazer, sobretudo, contactos institucionais pelo distrito e algumas acções de rua. No sábado, além da passagem pelas ruas da cidade e Praça da Fruta, a comitiva reuniu com o presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho e Comissão das Linhas de Água e Ambiente, para se inteirar da situação da Lagoa de Óbidos. Os candidatos tiveram ainda uma reunião com professores do Movimento da Escola Pública sobre a polémica da atribuição de turmas a colégios privados à custa dos dinheiros públicos.
O líder do partido, António Costa, esteve no passado dia 11 de Setembro na Nazaré, onde visitou o mercado, passeou pela marginal e visitou o farol onde ficou a conhecer o projecto da onda gigante da Nazaré.

 

- publicidade -