José Sócrates foi eleito pela maioria dos socialistas caldenses para continuar a ser o secretário-geral do PS. A votação, que reuniu cerca de meia centena de militantes, decorreu no passado dia 25 de Março, tendo o actual secretário-geral do partido obtido 38 votos, António Brotas 4, Fonseca Ferreira 3 e Luís Serrão 2 votos. Foram ainda registados dois votos nulos.
Na eleição para delegados ao congresso, que se realizará nos dias 8, 9 e 10 de Abril na Exponor (Matosinhos), concorreram duas listas, uma apoiante de José Sócrates e outra de Mário Botas. A moção de José Sócrates (Defender Portugal, Construir o Futuro) acabou por vencer, com 28 votos, levando como delegados ao congresso Sara Velez e Jorge Sobral. Reunindo 18 votos, a moção concorrente (Democracia e Socialismo – por um Portugal com futuro) elegeu como delegado Daniel Almeida.
A nível nacional, José Sócrates foi reeleito como secretário-geral do partido com 93,3% dos votos, mais 10,59 % do que o resultado obtido no escrutínio de 2009. A sua moção leva ao XVII Congresso Nacional do PS 1742 delegados, ao passo que a de Jacinto Serrão leva 51, a de António Brotas 6, e a de Fonseca Ferreira leva 35 delegados.






























