Soares com Seguro e Costa para fazerem as pazes nas Caldas

0
580
Gazeta das Caldas

DSC_0089Na próxima quarta-feira vai realizar-se num pacato e ameno restaurante dos arredores das Caldas, um almoço para enterrar o conflito entre o anterior e actual líder dos socialistas portugueses, com o patrocínio do fundador do partido, Mário Soares.
Recorde-se que Mário Soares também já enfrentou algumas rupturas graves no interior do seu partido, como a que teve com Salgado Zenha e com Manuel Alegre. As pazes com Manuel Alegre também foram estabelecidas depois de uma guerra fraticida entre os dois. O também ex-Presidente da República sabe melhor que ninguém os argumentos que terá de utilizar para juntar os dois adversários nas últimas eleições internas do PS.
António Costa virá às Caldas para simbolicamente provar os beijinhos das Caldas, como alegoricamente Mário Soares dizia na sua juventude cá passada, e convidar António José Seguro para encabeçar a lista dos socialistas de Leiria às próximas eleições legislativas.
Juntamente com Seguro, o PS deve indicar também nos primeiros lugares da mesma lista, a seguir a Seguro, os dois líderes distritais desavindos, João Paulo Pedrosa e António Sales, respectivamente apoiantes de Costa e de Seguro. Desta forma, com um acordo a nível nacional, o PS consegue também a paz ao nível da distrital.
Na quarta posição recandidatar-se-á a deputada Odete João, que poderá subir à terceira posição se vencer o critério da quota das mulheres.  EA

 

Maioria PSD e CDS não se entende na lista de Leiria

- publicidade -

Mas ainda faltam meses para as eleições e já se notam os primeiros conflitos para a escolha dos deputados para a lista do PSD. Fontes daquele partido disseram ao nosso jornal que o problema está em apresentar na lista de Leiria três caldenses entre os oito candidatos nos lugares potencialmente elegíveis pelos sociais-democratas e democratas cristãos.
Assim, caso se concretize a aliança dos partidos da maioria governamental, como foi sugerido na recente reunião em Porto de Mós,  ocorrida em 28 de Fevereiro, (em que na mesa estavam o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Luís Marques Guedes, entre Costa e Isaac), a solução pode ser esta:
Para o primeiro lugar da Lista seria proposta a ministra Assunção Cristas, dada a imagem que tem junto dos agricultores cujo peso é importante em Leiria, seguida por Fernando Costa, como líder da distrital do PSD, e Feliciano Barreiras Duarte, actual deputado e ex-secretário de Estado, que também pertence ao Inner Circle de Passos Coelho. Seguir-se-á outra caldense, Maria da Conceição Pereira, que consegue manter-se naquela posição na quota das mulheres e por ser presidente da delegação portuguesa da Assembleia da República à Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo e membro da Comissão Política Nacional do PSD. Para garantir esta distribuição o ex-presidente da Câmara caldense tem multiplicado as alianças, sendo muito comentada nos meios laranjas a aproximação ao líder da concelhia Hugo Oliveira, responsável pelo Centro da Juventude a que chamava “Viveiro de Jotinhas”e que no último mandato dificultava a transferência das verbas.
Nas posições seguintes devem manter-se os deputados Fernando Marques e Pedro Batista. Contudo na sexta ou sétima posição haverá uma novidade – uma jovem militante social-democrata que ocupará a vaga feminina. Sabemos que esta composição está a levantar a maior polémica nos meios da maioria no distrito porque encontram três nomes caldenses nas posições elegíveis no próximo acto eleitoral.

EA

- publicidade -