
Sara Velez é a nova presidente da concelhia caldense do Partido Socialista (PS). A deputada na Assembleia da República venceu a adversária, Isabel Alves Pinto, nas eleições que decorreram no passado dia 31 de Janeiro. O facto de militantes não terem podido votar levou a alguma contestação, mas o ainda presidente da concelhia, José Ribeiro, explica que estes não constavam do caderno eleitoral
A deputada na Assembleia da República, Sara Velez, foi eleita presidente da concelhia das Caldas da Rainha do PS, com 54 votos, contra 27, obtidos pela candidatura de Isabel Alves Pinto. Nas eleições, que decorreram no passado dia 31 de Janeiro votaram 83 militantes, dos 90 com capacidade eleitoral.
O processo ficou, contudo, marcado pela polémica, com alguns militantes a queixarem-se de não poder exercer o direito de voto. De acordo com José Ribeiro, presidente da concelhia socialista, estes não puderam votar porque “não constavam do caderno eleitoral” e realça que é “obrigação, ética e política”, das listas informarem os apoiantes se reúnem ou não as condições para votar. O socialista realça que as listas tiveram acesso ao caderno eleitoral 10 dias antes das eleições, tendo tido, então, oportunidade para reclamar de alguma situação.
José Ribeiro salienta que, tirando esse incidente, o acto eleitoral decorreu dentro da normalidade. “Os camaradas que estiveram na mesa, assim como os delegados de cada uma das listas, realizaram o seu trabalho de forma séria e serena, não há por isso, no meu entender, absolutamente nada que possa por em causa os resultados”, diz. O presidente cessante congratula as listas concorrentes e felicita Sara Velez, cuja “vitória inequívoca e o ambicioso programa apresentado, me dá, enquanto socialista, muita confiança no futuro”.
A candidata à liderança da concelhia Isabel Alves Pinto disse à Gazeta das Caldas que ponderaram impugnar as eleições, mas decidiram não o fazer. Isabel Alves Pinto realça que ela, juntamente com outros “históricos do partido” queriam avançar com a impugnação das eleições por uma “questão de princípio, mesmo sabendo que ía dar em nada.” A jurista e investigadora não se quis pronunciar quanto aos motivos da impugnação, referindo apenas que, a 16 de janeiro, enviou uma exposição relatando os factos objeto de descontentamento, para o Gabinete de Organização de Dados (GOD) e para o Gabinete do Secretário Geral Adjunto, José Luís Carneiro.
A moção vencedora, e já apresentada publicamente por Sara Velez, intitulada “vencer o Futuro”, tem entre os seus objectivos um reforço da militância e da sua acção política a nível local, bem como a preparação para as próximas autárquicas de 2021.
Nas restantes eleições para as concelhias do PS da região, destaque para a reeleição em Alcobaça de Rui Alexandre, que derrotou Isabel Fonseca, presidente da União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria
Mulheres Socialistas eleitas
Entretanto, Vânia Almeida e Patrícia Oliveira foram eleitas coordenadoras das estruturas das Caldas e de Óbidos, respectivamente, do departamento das Mulheres Socialistas.
Vânia Almeida é funcionária pública e Patrícia Oliveira é formada em Serviço Social, com diversas especializações nas áreas social e educação. Este projecto incide em matérias como a igualdade de direitos e oportunidades, não discriminação, violência doméstica, entre outras.
“Através da minha experiência profissional e sensibilidade a estes temas, fez-me todo o sentido aceitar este novo desafio no âmbito da minha carreira política que iniciei há 3 anos”, disse Patrícia Oliveira à Gazeta das Caldas.
Dois candidatos à Federação Distrital
As eleições para a Federação Distrital de Leiria do PS estão agendadas para os dias 13 e 14 de Março.
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, que já assume a liderança interina desta estrutura desde que o seu presidente, António Sales, assumiu as funções de secretário de Estado da Saúde, é um dos candidatos. Sob o lema “Reforçar o PS para Liderar a Região”, tem como primeiro objectivo reforçar o partido socialista na região.
Também o advogado de Leiria, José Pereira dos Santos já apresentou a sua candidatura, que tem por lema “Unir pessoas, conquistar o futuro”.
Os líderes das concelhias socialistas da região
Caldas da Rainha
Sara Valez

Óbidos
Ana Sousa

Alcobaça
Rui Alexandre

Narazé
Manuel Sequeira

Peniche
Ângelo Marques

Bombarral
Ricardo Fernandes































