
Pedro Passos Coelho foi reconduzido no passado fim-de-semana como presidente do PSD. Candidato único à liderança do partido nos próximos dois anos, o actual primeiro-ministro de Portugal teve o apoio de mais de 95% dos social-democratas que se deslocaram às urnas no passado sábado, dia 3 de Março.
Em Leiria esta vitória foi ainda mais expressiva. Em comunicado, a Comissão Política Distrital de Leiria do PSD diz que 791 militantes dos 16 concelhos do distrito usufruíram do seu direito de voto. Destes, 98,6% deram o seu aval à liderança de Passos Coelho.
Bastante significativa foi ainda a abstenção registada ao nível do distrito, próxima dos 60%, que foi superior à verificada em anteriores actos eleitorais do partido e que a comissão distrital justifica pelo “facto de haver apenas uma única candidatura”.
As eleições de sábado serviram ainda para os militantes social-democratas escolherem os delegados ao Congresso Nacional do PSD, que se realiza em Lisboa entre 23 e 25 de Março. Nesta reunião magna serão eleitos os novos órgãos nacionais e votadas alterações ao programa e aos estatutos do partido. Passos Coelho já admitiu que a comissão política a eleger neste congresso pode sofrer alguns ajustamentos.
“A equipa que foi eleita há dois anos funcionava num cenário diferente daquele que temos hoje. Hoje o PSD está no Governo e precisa de dar um espaço diferente à equipa nacional que estará à frente do partido, o que obrigará naturalmente a que se façam alguns ajustamentos”, disse em declarações à comunicação social depois de serem conhecidos os resultados das directas.
MEIA CENTENA REPRESENTA DISTRITO
No Congresso Nacional do PSD, “Leiria contará com uma delegação de cerca de meia centena de delegados e outros tantos observadores”, salienta a comissão distrital. Representantes que vão apresentar uma “proposta temática centrada em temas económicos, com enfoque no sector do turismo, área que se encontra numa fase de reorganização das respectivas estruturas regionais” e que os dirigentes distritais do PSD consideram ser um “factor essencial para o desenvolvimento da economia regional”.
Nesta questão, a distrital de Leiria acredita que é possível contar com o apoio das estruturas de Santarém e do Oeste, “por se tratar de uma área transversal às várias regiões do país”.
O tema do Turismo é, de resto, um dos que vão estar em cima da mesa na próxima segunda-feira, num encontro que junta Comissão Política Distrital, deputados eleitos à Assembleia da República, autarcas social-democratas e delegados eleitos ao congresso.
Joana Fialho
jfialho@gazetadascaldas.pt






























