O PSD Leiria defende a evolução do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) para uma universidade técnica que sirva a zona entre Lisboa e Coimbra. Esta ideia vai ser alvo de uma moção a apresentar no XXXV Congresso Nacional dos sociais democratas, que tem lugar este fim-de-semana em Lisboa.
Esta proposta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Distrital de Leiria do PSD, no passado dia 10 de Fevereiro.
No documento é referida a importância do IPL na região, destacando que este assume-se como um dos principais agentes de desenvolvimento, que “valoriza a cooperação com agentes económicos, a inclusão, a responsabilidade social, a criatividade e o espírito critico e empreendedor”. A sua evolução para universidade técnica permitiria obter “ganhos imediatos” na competitividade com outras escolas congéneres, atrair mais estudantes e ampliar a oferta formativa, com a possibilidade de ministrar doutoramentos.
A moção, que tem como primeiro subscritor o presidente da distrital e ex-presidente da Câmara das Caldas, Fernando Costa, pugna também pela requalificação da Lagoa de Óbidos, valorização dos serviços hospitalares do Centro Hospitalar do Oeste e do Hospital Termal e concretização do projecto de modernização da Linha do Oeste.
Os sociais democratas de Leiria propõem ainda a redução dos impostos directos, nomeadamente da taxa mínima de IMI para 0,2% e a redução do IRS, através da eliminação da sobretaxa extraordinária de 3,5%, aplicada a vencimentos acima de 485 euros.
Ao nível das reformas políticas, o destaque vai para a defesa dos círculos eleitorais uninominais para as eleições legislativas e a extensão da limitação de mandatos para o exercício da função parlamentar. É ainda defendido um reforço dos meios para melhorar o andamento dos processos nos tribunais e para o combate à corrupção.
De forma a fortalecer a economia e gerar emprego, os sociais-democratas defendem a reestruturação do programa PRODER nas medidas de dinamização das zonas rurais, bem como a recuperação do apoio a fundo perdido para as PME’s, no âmbito Portugal 2020. A moção faz ainda referencia à necessidade de programas de estágio para desempregados de longa duração e o reforço dos incentivos à contratação de jovens.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -