PSD caldense também recolhe assinaturas pela Linha do Oeste

0
593

O PSD das Caldas da Rainha resolveu fazer um último esforço na recolha de assinaturas para a petição pela modernização e requalificação da Linha do Oeste, realizando uma acção de rua no centro da cidade no passado sábado, 2 de Outubro.

Durante a manhã, autarcas e militantes do PSD estiveram na rua das Montras a apelar a quem passava para que assinasse a petição. Ao final de duas horas recolheram  cerca de 200 assinaturas. Segundo Fernando Costa, presidente do PSD local e distrital, este partido terá angariado no total quase mil assinaturas.
Fernando Costa destaca que a petição, a qual terá sido entregue na passada quarta-feira na Assembleia da República, surgiu de um movimento apartidário, que reuniu o consenso dos representantes distritais de todos os partidos.
Como houve um esforço conjunto, foram ultrapassadas as assinaturas necessárias o número mínimo para que a petição fosse apreciada em Plenário da Assembleia, tendo o Bloco de Esquerda conseguido mais de metade.
Na opinião do presidente da distrital do PSD, o governo deveria privilegiar este género de investimentos, em detrimento de outros mais dispendiosos, como o TGV ou o novo aeroporto, considerando fazer ainda mais sentido neste contexto de crise. “Requalificar a Linha do Oeste seria bom para o Oeste, mas também para Lisboa porque tiraria milhares de carros no seu interior todos os dias”, considera.
Para o edil caldense, os sucessivos governos têm privilegiado as auto-estradas em detrimento da ferrovia por causa “do lobby da construção civil e dos transportes”.
A petição defende a requalificação da infra-estrutura, com a sua duplicação, electrificação e correcção de traçado, permitindo a circulação de comboios rápidos de passageiros inter-cidades e um serviço de mercadorias eficiente.
Os promotores da petição querem que sejam criadas condições para que a viagem entre Lisboa e Leiria não ultrapasse os 70 minutos.
Para além disso, defendem um serviço de transporte regular para todos os concelhos (Torres Vedras, Bombarral, Óbidos, Caldas da Rainha, Nazaré, Alcobaça, Marinha Grande, Leiria, Figueira da Foz e Coimbra).

- publicidade -