PS debate na Nazaré a concessão da água a privados

0
554

Por estar “muito preocupado com a anunciada intenção do Presidente de Câmara da Nazaré e aprovação pela maioria social-democrata na Assembleia Municipal, da concessão a privados da gestão da rede de água e saneamento por um período de 30 anos”, o PS da Nazaré promove amanhã, 19 de Dezembro, um encontro para debater esta medida. O fórum “A Água é dos Nazarenos” realiza-se no Casino, a partir das 15h00.
De acordo com a organização, a água da Nazaré “tem sido vítima de uma gestão de tal forma ineficiente, que resultou numa divida conhecida, segundo o presidente da Águas de Portugal, no valor de cerca de 2,8 milhões de euros”. E os responsáveis por esta dívida são, aponta o PS, o presidente da autarquia nazarena, Jorge Barroso, e o PSD local, que “querem agora sem justificação pública, colocar este bem nas mãos de privados”.

O PS nazareno diz-se determinado em esclarecer toda a gente acerca das virtudes da gestão pública deste bem, em contraponto com a gestão privada. Para isso, convidou Pedro Eduardo Serra, presidente da comissão executiva da Águas de Portugal, Nuno Vitorino, secretário-geral da Associação Intermunicipal de Águas da Região de Setúbal e Jorge Fael, representante da comissão promotora “A Água é de Todos” para intervirem neste fórum.
“A gestão pública pode e deve ser bem executada, garantido a sustentabilidade do sistema e assegurando tarifários social e economicamente viáveis”, defendem os socialistas, que querem ver neste encontro não só os militantes e simpatizantes do partido, mas também a população nazarena, que acreditam que vai ser muito afectada pela concessão da água.
A concessão a privados dos serviços de água e saneamento na Nazaré foi já aprovada em Assembleia Municipal no final de Setembro e o presidente da autarquia, Jorge Barroso, garante que a medida vai permitir “um melhor serviço à população, aumentando o grau de eficiência, com menores custos para os consumidores e poupança de recursos”. Não obstante, a contestação à medida tem sido grande.
A iniciativa do PS vem juntar-se ao abaixo-assinado lançado pela Comissão Defesa Águas da Nazaré, que se compromete também a realizar diversos debates sobre a questão, tendo o primeiro decorrido em Valado dos Frades no passado dia 4 de Novembro.
Já para esta quarta-feira, dia 16 de Novembro (depois do fecho desta edição), estava marcada uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal da Nazaré onde seria analisado o estudo de viabilidade da concessão dos serviços de água e saneamento, agora adequado às recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos Sólidos.

 

- publicidade -