PCP vai levar Hospital Termal ao Parlamento Europeu

0
640

Os eurodeputados do PCP vão questionar a Comissão Europeia sobre a possibilidade de existirem fundos comunitários para a recuperação do Hospital Termal das Caldas da Rainha.
A intenção de questionar a CE foi anunciada pelo eurodeputado João Ferreira, no final de uma reunião com Carlos Sá, presidente do Centro Hospital do Oeste (CHO), realizada no âmbito das jornadas de trabalho realizadas no distrito de Leiria pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu.
“Uma parte importante do nosso trabalho no Parlamento Europeu é desenvolvida em Portugal e isso implica um esforço grande em percorrer todo o país”, explicou João Ferreira.
Durante este mandato os eurodeputados comunistas já se deslocaram diversas vezes ao distrito de Leiria e desta vez o Hospital Termal foi um dos temas que decidiram abordar. “Só conhecendo os problemas é que podemos levantar as questões no Parlamento Europeu”, disse.

João Ferreira quer saber quais os programas comunitários que poderão vir a financiar as obras de recuperação do Hospital Termal.
Os comunistas vêem com bons olhos a perspectiva da Câmara assumir um papel no Hospital Termal, em conjunto com o Ministério da Saúde. O que não querem é que sejam entidades particulares a tomar conta daquela unidade.
“Existir no Serviço Nacional de Saúde esta entidade com características únicas [Hospital Termal], que deveriam ser potenciadas, é uma mais valia”, salientou. Por isso, só aceitam que o Hospital Termal se mantenha no SNS.
Segundo Vítor Fernandes, deputado municipal do PCP, as explicações de Carlos Sá foram, em parte, diferentes daquelas que tinham sido feitas uma semana antes, na reunião com os elementos da Assembleia Municipal. “Há umas ‘nuances’ em relação ao que pode ser feito com o Hospital Termal que nos deixam preocupados”, comentou.
Em relação à reorganização dos serviços de saúde no Oeste, João Ferreira referiu que os problemas são os mesmos dos do resto do país: “um fortíssimo desinvestimento e um subfinanciamento crónico que está a levar a um grande esforço de redução de despesas sistemático, comprometendo a satisfação das necessidades da população no acesso à saúde”.
João Ferreira visitou ainda os Estaleiros Navais de Peniche, cidade onde se encontrou com elementos do Sindicato dos Pescadores e com o presidente da Câmara. A comitiva avistou-se ainda com a Comissão de Utentes do Hospital de Alcobaça, onde visitaram o hospital, e a Comissão de Defesa da Linha do Oeste.

- publicidade -

- publicidade -