Socialistas pretendem apresentar candidatos a todas as freguesias e “resolver os problemas do concelho”
O professor Paulo Gonçalves é o candidato do PS à Câmara Municipal de Óbidos. O atual vereador na autarquia já foi cabeça de lista pelo partido às autárquicas de 2021, tendo a comissão política concelhia de Óbidos do Partido Socialista decidido, por unanimidade, voltar a indicar o seu nome, “uma escolha ambicionada por militantes e comunidade em geral”, refere o presidente da concelhia, João Moniz.
Nascido em 1966, natural de Leiria e residente em Óbidos, licenciado em Educação Física e mestre em Desenvolvimento Local, Paulo Gonçalves é professor do Agrupamento de Escolas de Óbidos desde 2009, e ocupa o lugar de vereador no atual mandato, tal como no mandato anterior.
Paulo Gonçalves é “porventura uma das figuras mais experimentadas da política local obidense, com elevado conhecimento técnico das matérias públicas de interesse para Óbidos e com reconhecida capacidade política para obter consensos e compromissos, a par de uma elevada conduta pública, qualidades reconhecidas pelos seus apoiantes, mas também pelos seus adversários”, salienta o presidente da concelhia socialista.
Em 2021 o PS elegeu três vereadores, mas não conseguiu assegurar a presidência da Câmara Municipal com uma diferença de 517 votos para o vencedor. Em 2025 a aposta passa por apresentar candidatos a todas as freguesias do concelho e mostrar que “existe um outro caminho para Óbidos, que reforce a aposta no turismo a par de um investimento em obra necessária às populações”. De acordo com o candidato do PS, Óbidos continua a “merecer a visita de milhares de turistas, o preço do metro quadrado continua a subir, os impostos diretos têm permitido saldos muito positivos para as contas municipais, mas os problemas de sempre não têm tido solução”. Paulo Gonçalves considera que estes não se resolveram em oito anos e que o PS “merece uma oportunidade” para os resolver. Na sua opinião, o atual executivo “já demonstrou não conseguir executar os investimentos do futuro nem sequer resolver os problemas do presente” e candidata-se por entender que “é isso que as pessoas esperam de mim”.
A oferta de habitação a preços controlados, mais transportes públicos, mais munícipes com médicos de família, mais obras nas freguesias, mais infraestruturas de lazer e cultura, maior apoio às IPSS, clubes e associações, são alguns dos investimentos “absolutamente necessários” que Paulo Gonçalves e o PS querem “fazer sair do papel e concretizar”.
A comissão política distrital do Partido Socialista agendou para a passada terça-feira, dia 25 de março, a ratificação do primeiro candidato à presidência das Câmaras Municipais no distrito de Leiria, marcando também o arranque da candidatura de Paulo Gonçalves e do PS à Câmara de Óbidos.
Quatro candidatos conhecidos
Para além de Paulo Gonçalves, são já conhecidos mais três candidatos à Câmara de Óbidos. O atual presidente da Câmara, Filipe Daniel, Irá recandidatar-se pelo PSD, enquanto que Carlos Pinto Machado, vice-presidente da distrital e responsável concelhio de Óbidos, será o candidato do CDS. A escolha já mereceu a concordância do presidente da Distrital de Leiria do partido que vai apresentar listas próprias à Câmara, Assembleia Municipal e freguesias.
Também o Chega já anunciou que Cristina Maria Vieira Henriques será candidata a presidente de Câmara Municipal de Óbidos. A médica, de 61 anos, foi suplente na lista de candidatos do partido ao Parlamento Europeu nas eleições europeias de junho de 2024































