Passeio mistério do CDS-PP descobre fraquezas do turismo caldense

0
716
A equipa do Cadaval sagrou-se vencedora no peddy paper nas Caldas da Rainha

Mais de cem pessoas, distribuídas por 30 equipas, partiram à descoberta da cidade, na manhã de 23 de Junho. O primeiro passeio mistério organizado pelo CDS/PP e JP caldenses teve como tema “o Roteiro Turístico das Caldas da Rainha”, e materializou-se num peddy paper de perguntas de cultura local, jogos tradicionais e um piquenique no Parque D. Carlos I.
Militantes e simpatizantes centristas dos distritos de Leiria, Santarém e Lisboa participaram na actividade, que acabou por ser ganha por uma equipa do Cadaval.
O presidente do CDS caldense, Luís Braz Gil, salienta que o facto de terem participado pessoas de fora permitiu-lhes perceber como estes olham para a cidade. “O passeio ajudou a revelar o que há de positivo, mas também o que há de errado”, disse, acrescentando que, no geral consideram a cidade “muito bonita, mas também suja e grafitada, e têm dificuldade em encontrar informação útil e actualizada”.
O responsável pela concelhia diz que Caldas da Rainha é uma cidade hospitaleira e que a sua população sabe receber os visitantes. No entanto, intriga-o que não exista um mapa turístico actualizado e que o Posto de Turismo esteja mal localizado, sendo que uma das tarefas do peddy paper era mesmo “assinalar o que estava escondido”.
Luís Braz Gil dá o exemplo do Bombarral, onde existe um Posto de Turismo “bonito e visível no seu centro” e lamenta que nas Caldas o equipamento tenha deixado de funcionar junto da Praça da Fruta, prejudicando assim a cidade.
Na opinião do vereador Manuel Isaac, é “imperioso” que a Câmara tenha outra sensibilidade em relação ao turismo, para as Caldas continuar a ser cidade do comércio e termal. O também deputado na Assembleia da República chama a atenção para o facto dos museus estarem muitas vezes fechados, para a necessidade de “marketing de qualidade” e para a limpeza das ruas.O passeio terminou com um almoço na zona de merendas do Parque D. Carlos I, onde foram entregues prémios aos três primeiros classificados, ao vencedor dos jogos tradicionais e ao vencedor das questões culturais sobre Caldas da Rainha.

Fátima Ferreira

fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -