Óbidos e Peniche livres do petróleo

0
986

As assembleias municipais de Óbidos e Peniche aprovaram votos de saudação pelo cancelamento dos contratos de prospecção e produção de petróleo na bacia de Peniche e apelam ao cancelamento dos restantes contratos em vigor.
O documento refere o impacto negativo que a prospecção e produção de petróleo tem nos ecossistemas marinhos e recursos naturais da costa e de toda a actividade económica que deles depende. Saúda o trabalho de divulgação e esclarecimento público que tem sido feito pelo Movimento Peniche Livre de Petróleo. Revela ainda que há uma petição subscrita por 6000 cidadãos que aguarda a subida a plenário na Assembleia da República e propõe o cancelamento dos contratos em terra, das Caldas da Rainha a Soure, assim como em toda a bacia de Peniche.

Em Óbidos o voto foi apresentado pelo deputado municipal do BE, João Paulo Cardoso, e foi aprovado por 13 votos a favor (PS, BE e PCP) e 15 abstenções (PSD).
Em Peniche o voto foi apresentado por Leopoldina Manteigas, deputada bloquista eleita pelo Grupo de Cidadãos Eleitores Por Peniche, e foi aprovado por unanimidade.
A saudação será agora enviada a todos os grupos parlamentares da Assembleia da República e ao ministro do Ambiente “como forma de apelo ao cancelamento dos restantes contratos [de prospecção de petróleo] em vigor”.

- publicidade -