Comemora-se hoje, 1 de Maio de 2015, o 41º aniversário da manifestação do Dia do Trabalhador nas Caldas depois de quase meio século da ditadura, em que os caldenses saíram à rua para festejarem tanto a revolução do 25 de Abril como o dia em que o mundo comemora a data trágica da repressão da polícia em Chicago contra os trabalhadores que exigiam a redução da jornada de trabalho para 8 horas.
A edição da Gazeta das Caldas da época refere que “o 1º de Maio foi vivido com alegria na cidade”, narrando que “pelas 16 horas concentraram-se na Praça da República milhares de pessoas”, tendo tudo principiado com a “largada de pombos-correio”, por iniciativa da Sociedade Columbófila Caldense, que “esvoaçando, pairaram sobre a multidão como símbolo da Paz e de Alegria”.
Depois “nas janelas dos Paços do Concelho presente a Comissão Democrática Eleitoral através dum seu representante, que leu o texto de adesão à Junta de Salvação Nacional”.
Segundo a narrativa da época, “usaram da palavra com vibrante entusiasmo representantes dos vários sectores do trabalho, que foram calorosamente aplaudidos” a que se seguiram dois oficiais do Exército que em 16 de Março faziam parte da coluna militar precursora do Movimento do 25 de Abril, que apareceram depois às janelas dos Paços do Concelho e foram delirantemente ovacionados.
Conta ainda a Gazeta das Caldas de 8/5/1974 que foi “formado longo cortejo que desfilou pelas ruas da cidade com o maior civismo e ordem, entoando o hino nacional e empunhando cartazes, dísticos e bandeiras”. A foto que publicamos, da autoria de Carlos Gil (já falecido), é precisamente dessa manifestação relatada pela Gazeta.
Termina o jornal dizendo que “assim foi comemorado o Dia do Trabalhador nas Caldas num ambiente de euforia e concórdia o qual foi também aproveitado para a análise dos problemas dos trabalhadores e enunciação das suas reivindicações”.
Estava assim lançado o processo de democratização que viria a apaixonar o país durante os meses seguintes e que muitos caldenses com idade superior a meio século bem se devem recordar.
Nesta edição Gazeta das Caldas, descreve a maior parte das realizações que ocorreram nos últimos dias para comemorar o 41º aniversário também do 25 de Abril.
- publicidade -






























