Novos deputados devem manter a ligação próxima com a região para defender os seus interesses

0
1190

Sara Velez (PS) e Hugo Oliveira (PSD), ambos eleitos pelo círculo eleitoral de Leiria, tomaram posse no passado dia 25 de Outubro como deputados na Assembleia da República. Maria da Conceição Pereira e Manuel Isaac foram os últimos representantes das Caldas no parlamento e ambos acreditam que os dois novos deputados têm condições para fazer um bom trabalho. O conhecimento dos principais problemas da região poderão ser mais-valias, pelo que os antigos deputados aconselham os novos a manter a ligação às questões locais.

Manuel Isaac cumpriu uma legislatura no parlamento entre 2011 e 2015

Maria da Conceição Pereira (PSD) e Manuel Isaac (CDS-PP) estiveram juntos no parlamento na XII Legislatura, entre 2011 e 2015, na qual ambos os partidos formaram governo de coligação. Ambos consideram ser muito importante para a região ter deputados que, apesar de estarem a representar o país e o distrito pelo qual foram eleitos, terão maior atenção e conhecimento dos problemas que afectam o Oeste e em particular, o concelho das Caldas da Rainha.
Maria da Conceição Pereira, que também integrou a XI Legislatura, entre 2009 e 2011, e chegou a integrara a XIII enquanto durou o governo de Pedro Passos Coelho derrubado pela “geringonça”, diz que os novos deputados devem ter “dedicação e empenhamento muito grande em manter essa proximidade com as pessoas”. E deu alguns exemplos de questões que conseguiu ajudar a resolver por ter mantido essa proximidade com as Caldas.
A deputada integrava a Comissão da Saúde e teve conhecimento de um problema que ameaçou o encerramento da maternidade no hospital das Caldas e que ficou resolvido depois de um diálogo que teve com o então secretário de Estado da Saúde. “Estar atento ao que se passa e disponível para ouvir são os aspectos mais importantes para os deputados fazerem um trabalho sério”, apontou.
Maria da Conceição Pereira acrescenta que, muitas vezes, um problema que se levanta a nível local pode ser comum a outros concelhos, pelo que se torna importante gerar a discussão, se não for ao nível da Assembleia da República, pelo menos ao nível do partido.
A ex-deputada refere que o facto de Hugo Oliveira e Sara Velez levarem o conhecimento e experiência do trabalho na Câmara e Assembleia Municipal será uma mais-valia. O facto do deputado social-democrata continuar como vereador na Câmara vai permitir-lhe “questionar sobre assuntos muito directos que preocupam os munícipes quando houver audições parlamentares”, acrescentou.
Para Manuel Isaac, o facto de Sara Vezes integrar a bancada do partido no governo poderá ser também um trunfo para a região nos assuntos que mais têm preocupado os oestinos. “Vai ter mais facilidade em fazer a mensagem chegar ao governo do que o Hugo Oliveira”, realça.
O antigo deputado do CDS-PP também deu exemplos de como a proximidade que manteve em relação aos problemas da região, aliada ao facto de pertencer a um dos partidos da coligação que governava, o ajudou a resolver alguns problemas.
“No tempo que tive na assembleia também era vereador na Câmara, tinha conhecimento dos assuntos e conseguiram-se coisas com isso”, revela. Um dos casos que ajudou a resolver foi a concessão do património termal do Ministério da Saúde para a autarquia caldense após uma intervenção que teve na Comissão da Saúde com o ministro. Essa passagem permitiu a reabertura do termalismo e a resolução do problema dos Pavilhões do Parque, que de um edifício devoluto irá passar a um hotel de 5 estrelas.

PROBLEMAS CRÓNICOS

Maria da Conceição Pereira e Manuel Isaac dizem que, apesar de serem problemas já crónicos, questões como o Centro Hospitalar do Oeste, a luta por um novo hospital, a modernização da Linha do Oeste e a Lagoa de Óbidos são assuntos cuja luta não pode esmorecer e, por isso, devem merecer a atenção dos novos deputados.
Manuel Isaac acrescenta que é preciso haver uma nova abordagem por questões como a rede viária no distrito, apontando focos de acidentes no IC2 que têm que ser resolvidos. E a captação de investimentos para o concelho das Caldas da Rainha, o que a nova posição de Hugo Oliveira pode e deve ser aproveitada.
“O Presidente da República, assim como o Primeiro-ministro e o ministro da Economia fazem viagens e levam empresários e Câmaras para captar investimento. A Caldas sempre trabalhou mal neste particular, mas o Hugo Oliveira pode fazer isso, integrando as delegações dessas viagens”, apontou.
Ambos os antigos deputados acreditam, porém, que tanto Hugo Oliveira como Sara Velez se vão adaptar facilmente ao novo ambiente que vão encontrar e que têm qualidades para desempenhar bem as suas funções em prol do distrito e da região.

- publicidade -