O orçamento da União de Freguesias das Caldas Nossa Sra. do Pópulo, Coto e São Gregório para o próximo ano cifra-se nos 463 mil euros. Cerca de 30% desse valor irá suportar o novo quadro de pessoal (para o qual irão chegar por concurso cinco novos funcionários: um administrativo, um operador de máquinas, um pedreiro e dois cantoneiros de limpeza). O plano de actividades contempla a atribuição de 20 equipamentos de tele-assistência a idosos isolados, a regulamentação e licenciamento dos arrumadores e a promoção da requalificação do mercado semanal.
As contas deste ano dão segurança ao executivo para continuar o trabalho que tem feito. À data da Assembleia (15 de Dezembro) a União de Freguesias havia gasto 446 mil euros e recebido 563 mil e registava uma disponibilidade financeira a rondar os 128 mil euros.
O orçamento, assim como o plano de actividades, foi aprovado com uma abstenção (CDU) e os votos a favor de CDS-PP, PS, MVC e PSD na Assembleia de Freguesia que decorreu no passado dia 15 de Dezembro.
O ano anterior foi um ano de experiências, conforme Vítor Marques, presidente da União de Freguesias das Caldas lembrou, em que existiu o primeiro orçamento da União de Freguesias, visto que anteriormente as três juntas tinham cada uma o seu orçamento.
No segundo ano deste executivo o principal objectivo passa por manter a identidade das freguesias e partilhar o que de melhor cada uma tem.
Do plano de actividades, para além das já referidas intenções, a União de Freguesias pretende propor a implementação da vídeo-protecção, remover as lixeiras a céu aberto, estabelecer protocolos com farmácias para criar uma bolsa para as famílias carenciadas, promover a requalificação das fachadas dos prédios devolutos com apoio dos alunos da ESAD, ou continuar a procurar um investidor para a construção do crematório no cemitério.
A União de Freguesias caldense lançou também a sua página de Facebook e renovou o site.
Isaque Vicente
ivicente@gazetadascaldas.pt






























