Início Painel Câmara da Nazaré fecha 2012 com dívida de 40 milhões de euros

Câmara da Nazaré fecha 2012 com dívida de 40 milhões de euros

0
Câmara da Nazaré fecha 2012 com dívida de 40 milhões de euros
Notícias das Caldas Foram aprovadas na semana passada as contas da Câmara da Nazaré relativas ao ano de 2012. E mais uma vez, a autarquia corre o risco de figurar na lista das mais endividadas do país, com uma dívida que ascende a 39,8 milhões de euros, um valor que é inferior em 2,3 milhões de euros relativamente à dívida registada em 2011.
Para o presidente da autarquia, Jorge Barroso, “as dificuldades são resultado do investimento que dá resposta a uma população quatro a cinco vezes superior às transferências do Estado, que atualmente a Lei das Finanças Locais (LFL) prevê”.
O autarca volta assim a justificar a dívida com o investimento em infra-estruturas que respondam a uma população que no Verão chega a atingir às 60 mil pessoas, mas que apenas é reembolsado tendo em conta a população residente no concelho, de 15 mil habitantes.
Em comunicado a autarquia diz que “as receitas [correntes] cifraram-se em 12,2 milhões de euros e as despesas [correntes] em 11 milhões, o que se traduz num saldo positivo de 1,2 milhões de euros”, cumprindo-se o princípio do equilíbrio orçamental

Em 2012 “a área social e a da educação voltaram a ser as áreas de maior investimento por parte da Câmara, que, em outras áreas, antes deficitárias, como os serviços de Resíduos Sólidos Urbanos e Saneamento, as aproximou do equilíbrio, entre a despesa e a receita”, lê-se ainda no documento.
PAEL aprovado

Já no final de Março, a autarquia nazarena viu ser aprovada a sua candidatura ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL). O despacho publicado em Diário da República a 27 de Março, autoriza a concessão de um empréstimo pelo Estado no valor de 20,9 milhões de euros “pela maturidade de 20 anos”. A autarquia fica ainda autorizada a contrair um empréstimo “com qualquer instituição autorizada a conceder crédito” até ao valor de 9,7 milhões de euros.
A Câmara da Nazaré fica assim com caminho aberto a empréstimos no total de 30,6 milhões de euros para regularizar dívidas a fornecedores vencidas há mais de 90 dias. Um valor que fica abaixo do pretendido pela autarquia, que tinha apresentado uma candidatura ao PAEL no valor de 33,1 milhões de euros.
A adesão ao PAEL obrigou à declaração de situação de desequilíbrio financeiro estrutural e implica que a autarquia fixe na taxa máxima (5%) a percentagem de IRS dos munícipes com que vai ficar e o Imposto Municipal sobre Imóveis, bem como o lançamento de derrama sobre o lucro das empresas. Medidas que têm suscitado fortes críticas por parte da oposição, que acreditam não ser esta a solução para o grave endividamento da Câmara da Nazaré. J.F.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.