A última Assembleia de Freguesia do executivo liderado por Natividade Marques, teve lugar no dia 20 de Julho. A sessão decorreu num clima calmo em que os vogais Independentes deram mostra de certo cansaço e conformismo, talvez por ter chegado ao fim a sua participação nestas assembleias.
Antes da ordem do dia, os vogais Independentes, Manuel Jorge Capinha, José Machado e Adélia Silva colocaram algumas questões, como a falta do abrigo para passageiros que utilizam autocarros no Casal Pardo, e recordaram outros casos apontados em assembleias anteriores e que não tiveram seguimento. Foram pedidas informações sobre a postura de trânsito e também sobre a situação em que se encontra o telhado do edifício da junta, que necessita de uma reparação urgente para evitar a infiltração das próximas chuvas, e a pintura dos muros da escola, dizendo ao executivo que esta é a altura ideal para efectuar esse trabalho.
A presidente, Natividade Marques, respondeu que o abrigo está nas oficinas da Câmara para ser reparado e que a postura de trânsito está aprovada pela autarquia, aguardando-se que seja implementada brevemente. Sobre as telhas partidas no edifício da Junta, já foi pedido aos empreiteiros que o construíram para se deslocarem a Alfeizerão a fim de solucionarem o problema existente.
Quanto à pintura dos muros da escola a Câmara de Alcobaça vai disponibilizar a tinta, mas falta quem faça esse trabalho.
Respondendo uma pergunta do presidente da mesa, José Luís Monteiro de Castro, sobre o alargamento do cemitério, a presidente da Junta disse que a primeira fase está concluída, esperando que as restantes obras sejam efectuadas dentro em breve. Seguir-se-á o alargamento do cemitério do Valado de Santa Quitéria.
Relativamente ao aniversário da reelevação de Alfeizerão a vila, a responsável pelo evento, Alexandrina Leitão, informou que iria haver no dia 27 de Julho uma passagem de modelos na rua 25 de Abril organizado pela Foshini-Moda e no dia 18 de Agosto haverá de novo uma réplica ao mercado antigo, a exemplo do que já aconteceu nos últimos dois anos. A finalizar a festa haverá um baile em local a anunciar.
José Machado lamentou que a comissão organizadora não tivesse contactado com as pessoas que na anterior Assembleia de Freguesia se colocaram à disposição da mesma para darem a sua colaboração. Agora o prazo já é curto, disse.
CIDADÃO OFERECE-SE PARA PINTAR ESCOLA
No período destinado ao público, interveio Célia Alexandre que questionou a presidente da Junta sobre o arranjo do lavadouro do Casal Pardo. José Manuel Neto manifestou a sua satisfação pela limpeza feita na Fonte Velha e com o facto dos CTT continuarem a funcionar nas mesmas instalações. Ofereceu o seu trabalho para pintar os muros da escola e referiu que a placa toponímica à entrada da vila do lado de S. Martinho está caída há já algum tempo e as placas das ruas necessitam que os nomes sejam avivados. Avisou ainda que em certas ruas há candeeiros com lâmpadas fundidas.
Em resposta a presidente disse que o lavadouro vai ser reparado pois já há um grupo de voluntários que estão a tratar do assunto. Referiu que o abrigo deve ser recolocado antes do próximo ano lectivo. Em relação aos candeeiros sem luz aconselha que os moradores liguem directamente para a EDP. A chamada é gratuita.
Assim terminou, com uma hora de duração, a última assembleia da Junta de Freguesia actual onde foi notada a ausência de três vogais do PSD.
Teófilo Antunes






























