Mudança nos aviários pode acabar com a praga de moscas

0
886

A mudança de proprietários da Sociedade Avícola da Avarela poderá pôr finalmente termo às pragas de moscas, que têm sido recorrentes em Óbidos.
A Associação de Moradores do Casal da Avarela marcou presença na Assembleia Municipal de Óbidos do passado dia 28 de Fevereiro e quis saber em que ponto está a situação daquele problema, que afecta muito directamente aquela comunidade.
Humberto Marques disse que têm sido feitas inspecções e a última, feita duas semanas antes da AM, mostrou mudanças para melhor.
O autarca anunciou que a Sociedade Avícola da Avarela foi adquirida na sua totalidade e que os novos donos têm manifestado sensibilidade para o assunto.
“Foram à Câmara pedir se estava disponível para legalizar os 5 pavilhões que não têm licença de construção. Foi explicado todo o histórico, esta novela, e disseram que, de facto, a forma como é feito o maneio tornava impossível controlar pragas”, explicou Humberto Marques.
O autarca acrescentou que a empresa está agora a criar mecanismos próprios para fazer esse controlo, como criar vazios sanitários e desinfecções. “Deram um conjunto de explicações que pareceram credíveis”, sustentou, acrescentando que, mesmo assim, a Câmara não está disponível para licenciar os pavilhões ilegais, devido ao “descrédito de confiança”.
Ainda assim, os novos proprietários dos aviários “querem demonstrar que há uma mudança de paradigma e garantiram que vamos notar brutalmente a diferença em relação ao passado”, disse Humberto Marques.
Outro assunto que preocupa os moradores do Casal da Avarela são as pedreiras, que querem ver encerrada. A Associação de Moradores disse que fez uma queixa e que a única resposta que recebeu foi da DGEG, que falava de níveis de ruído e pó normais. Contudo, os moradores contestam que as medições foram feitas pela própria empresa e com a mina parada.
Humberto Marques disse que iria pedir que esses resultados sejam auditados e que sejam feitas novas medições por entidades independentes.

- publicidade -