BE avança no Parlamento com petição para modernização da Linha do Oeste

0
703

A petição lançada pelo BE, que visa a requalificação da Linha do Oeste, vai entrar na Assembleia da República a partir de 20 de Setembro, ou seja, na segunda semana do início da sessão legislativa, anunciou o deputado Heitor de Sousa no último sábado, numa acção de encerramento na recolha de assinaturas em Óbidos.

Já com cerca de 4400 assinaturas, um número suficiente para abrir discussão no Parlamento, o deputado bloquista disse que a continuidade das acções se deve “à necessidade de alertar as pessoas para a importância da Linha do Oeste” e “explicar-lhes que do ponto de vista da sustentabilidade da política de transportes em Portugal a longo prazo, e em particular na região Oeste, é absolutamente crucial que exista uma boa alternativa ferroviária”. Heitor de Sousa defende que a linha seja duplicada e electrificada em toda a sua extensão.
“Exigimos que o Governo insira no próximo Orçamento de Estado (OE) a verba necessária para arrancar com a requalificação da Linha do Oeste”, disse à Gazeta das Caldas Heitor de Sousa, estimando que o investimento rondará os 400 milhões de euros. Porém, o deputado está confiante na viabilização do projecto, embora não negue que “será uma batalha de convencimento aos partidos parlamentares para aprovarem a proposta”.
A petição foi lançada a 26 de Janeiro e colocada pouco depois online. Conta também com promotores representantes do PS, PSD e CDS-PP, que se comprometeram a conseguir pelo menos mil signatários para se juntarem às assinaturas já recolhidas pelo BE. Uma iniciativa que não tem tido a participação do PCP, que, contudo, tem vindo a realizar paralelamente (desde há mais tempo) várias acções de sensibilização para o melhoramento da infra-estrutura ferroviária oestina.

- publicidade -

Tânia Marques

- publicidade -