Cerca de meia centena de jovens da Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO), Colégio Rainha D. Leonor e Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) foram deputados por um dia. A Assembleia Municipal dos Jovens, que teve lugar no passado dia 22 de Abril, foi presidida pelo director da Gazeta das Caldas, José Luís de Almeida e Silva, e os projectos tiveram, na sua esmagadora maioria, como alvo o Parque D. Carlos I, para onde a Câmara está também a “germinar” a criação de um herbário e de um laboratório.
Os 10 projectos apresentados pelos jovens “deputados” foram todos aprovados, ainda que uns sejam mais facilmente exequíveis do que outros. Antes, e durante perto de duas horas, os autores apresentaram as suas propostas para a cidade, dando nota dos pontos fortes e fracos de cada uma delas.
Um grupo da ETEO foi o primeiro a dirigir-se ao púlpito para apresentar um festival de Verão, com o objectivo de dar a conhecer as bandas da cidade e atrair jovens à região. O local escolhido para o evento seria o Parque D. Carlos I que, aliás, foi o espaço de eleição da grande maioria dos projectos.
Os alunos desta escola defenderam ainda a criação de um projecto de bioreciclagem no Parque, com possibilidade de criação de fertilizante e a sua posterior utilização na plantação de novas árvores ou para comercialização. Também propuseram a dinamização de uma Universidade das Caldas e implementação de um campo de BTT e de paintball, também no recinto do Parque D. Carlos I.
Com o objectivo de divulgar o mercado e promover o desenvolvimento da fruticultura um grupo da ETEO criou o projecto Vita Parque, que consiste na comercialização de chás e sumos naturais.
O Colégio Rainha D. Leonor apresentou um “super projecto”, que se subdividiu em três, de ampliação e melhoramento da rede de transportes, o fomento da vinda de empresas para a cidade e a dinamização do Parque D. Carlos I através de concertos, exposições e a disponibilização de rede WiFi. Os jovens desta escola apresentaram também uma proposta para a reabilitação da cidade, tornando-a mais atractiva aos jovens.
Já os alunos da EHTO apresentaram um único projeto, onde propuseram a criação de um concurso masterchef do Oeste, com produtos da região.
De acordo com o vereador Alberto Pereira, as propostas apresentadas “são perfeitamente enquadráveis na ideia que está a germinar nos serviços da Câmara” para a criação de um herbário e laboratório no parque. Este permitirá monitorizar as espécies e dar instruções para a correcta manutenção daquele espaço.
O autarca referiu que a parte de experimentação poderá ser colocada ao serviço das escolas, para que as aulas possam ser dadas nesse laboratório e transmitidas on-line. Já José Luís de Almeida e Silva sugeriu que a autarquia atribua às escolas uma parte do parque para que estas façam a sua gestão, tal como já acontece noutros países.
Recordar a ditadura
A Assembleia Jovem foi presidida pelo director da Gazeta das Caldas, José Luís de Almeida e Silva, que fez uma apresentação de como era a realidade nos seus tempos de juventude. “Uma das coisas que gostávamos de ter era liberdade para falar e, sobretudo, de melhorar as condições de trabalho ou do ensino”, disse. E contou aos jovens que durante a ditadura não havia liberdade de saída e entrada no país, que as mulheres para viajar tinham que ter a autorização dos maridos e que era permitido manifestarem-se. Além disso, os jovens debatiam-se ainda com a inevitabilidade da guerra colonial ou, em alternativa, tinham que fugir do país.
Com a ajuda de recortes da Gazeta das Caldas, mostrou artigos censurados, em partes ou na totalidade, tentando assim consciencializar os jovens para as dificuldades que havia durante os tempos da ditadura.
José Luís de Almeida e Silva deixou ainda uma palavra de lamento para com as escolas com ensino secundário do concelho que não participaram na iniciativa, revelando que falam muito da necessidade de participação, mas quando acontece alguma coisa não comparecem.
Este evento esteve integrado nas comemorações do 25 de Abril nas Caldas da Rainha e é organizado pelo presidente da Assembleia Municipal, Luís Ribeiro. Este disse que o mesmo terá continuidade no próximo ano, mas provavelmente integrado na Semana da Juventude.






























