Hermínio Rodrigues é o presidente da Oeste CIM

0
681
Os novos autarcas que compõem o conselho intermunicipal do Oeste

O também presidente da Câmara de Alcobaça pretende aumentar a postura reivindicativa junto do poder central e afirmar a coesão do Oeste

O social democrata Hermínio Rodrigues, vai liderar o conselho intermunicipal do Oeste nos próximos quatro anos, substituindo o autarca de Alenquer, Pedro Folgado. A nova equipa executiva, eleita a 20 de novembro, conta também com os autarcas do Cadaval e Bombarral, Ricardo Pinteus e Ricardo Fernandes, como vice-presidentes.
Na mesma reunião, foi ainda aprovada, também por unanimidade, a lista liderada por Paulo Simões, que se mantém como secretário executivo intermunicipal, e cuja nomeação será submetida a ratificação pela Assembleia Intermunicipal.

À Gazeta das Caldas, o novo presidente da OesteCIM disse que pretendem aumentar a postura reivindicativa com o governo central e os organismos centralizados do Estado, continuar os projetos que vêm de mandatos anteriores passado, entre os quais nas áreas da sustentabilidade e mobilidade, e afirmar o Oeste como um território. “É esse o trabalho que pretendo fazer, o de ser presidente de todos os presidentes de Câmara do Oeste e, acima de tudo, apostar na coesão territorial, que é fundamental para o presente e, sobretudo, para o futuro”, salientou. Referindo-se ao seu antecessor, Hermínio Rodrigues destacou o “trabalho magnífico” feito “também de coesão em prol do Oeste e ao qual queremos dar continuidade”.

- publicidade -

Entre as suas prioridades estão a inovação e a descentralização. Um dos objetivos passa por realizar as reuniões do conselho intermunicipal em todos os municípios do Oeste, de modo a que as pessoas possam sentir “a nossa proximidade”, disse, acrescentando que, também com o novo Quadro Comunitário de Apoio (2030) a arrancar, “é fundamental esta coesão”. Hermínio Rodrigues defende ainda a criação de mais projetos intermunicipais, no âmbito da modernização, inovação, conhecimento.

Também a mobilidade é um assunto fundamental para esta CIM. Depois do passe M, os autarcas oestinos pretendem agora ver concluído o processo de aquisição da empresa rodoviária, do qual faltam ainda alguns pareceres, nomeadamente do Tribunal de Contas.

A saúde já foi abordada na primeira reunião do conselho intermunicipal, sobretudo no que respeita à falta de resposta nos cuidados de saúde primários na região. De acordo com Hermínio Rodrigues uma das primeiras reuniões que irão solicitar será com a ministra da Saúde para abordar o problema, pois atualmente “grande parte das respostas estão a ser dadas através dos municípios e não pode ser, porque não é nossa competência direta, mas do SNS e do ministério da Saúde”, realçou.

- publicidade -