Prazo para entrega das listas terminou na passada segunda-feira
Terminou na passada segunda-feira o prazo para a entrega das candidaturas às autárquicas de 12 de outubro. Ao tribunal das Caldas da Rainha chegaram um total de oito candidaturas para a presidência da Câmara das Caldas da Rainha, enquanto em Óbidos serão cinco as forças políticas a medirem forças.
Nas Caldas da Rainha, são oito os candidatos, quer à Câmara, quer à Assembleia Municipal. Às sete candidaturas que já eram conhecidas, juntou-se no final da semana passada a de Carlos Barroso (ver página 8), com o apoio do ADN. A autarquia vai ser, assim, disputada por Luís Gomes (Chega), Carlos Barroso (ADN), Carlota Oliveira (IL), Duarte Raposo (CDU), Carlos Ubaldo (BE), João Arroz Nunes (Livre), Hugo Oliveira (AD) e o atual presidente, Vitor Marques (VM). Os mesmos partidos apresentam listas à Assembleia Municipal, assim como às assembleias das uniões de freguesia urbanas (N.ª Sra. do Pópulo, Coto e S. Gregório; Santo Onofre e Serra do Bouro).
Na UF de Tornada e Salir do Porto, são quatro as candidaturas: Chega, CDU, VM e AD. Estes partidos vão medir forças ainda na freguesia Alvorninha, enquanto no Nadadouro têm ainda a oposição do grupo de cidadãos eleitores Movimento pelo Povo do Nadadouro.
No Landal, Vidais, Foz do Arelho e Santa Catarina, serão três as opções para os eleitores. Nas duas primeiras freguesias, as assembleias serão disputadas por Chega, AD e VM. Na Foz, será o MIFA a medir forças com os dois primeiros. Em Santa Catarina, as candidaturas são da CDU, do PSD e do CDS-PP. Há ainda três freguesias com duelo eleitoral. Em A-dos-Francos, entre a AD e o Chega. No Carvalhal Benfeito e em Salir de Matos, entre AD e VM.
Em Óbidos, já eram conhecidas quatro candidaturas à presidência do município, nomeadamente a do atual presidente, Filipe Daniel (PSD), de Paulo Gonçalves (PS), Adélia Araújo (Chega) e Carlos Pinto Machado (CDS-PP). Apesar de não ter anunciado publicamente a candidatura, a CDU apresenta-se igualmente a votos, com uma equipa liderada pelo candidato Carlos Manoel Luz. Tal como nas Caldas da Rainha, os partidos e movimentos que se apresentaram à autarquia têm igualmente listas para a Assembleia Municipal.
São também cinco as candidaturas às assembleias da União de Freguesias de Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, e das freguesias das Gaeiras e do Vau. Na única UF do concelho, apresentam-se a votos o PS, o PSD, o Chega, a CDU e o grupo de cidadãos eleitores Mais Freguesia. Nas Gaeiras são dois os movimentos de cidadãos, Gaeiras Primeiro e Novo Rumo, que se juntam a PS, CDU e Chega. Já no Vau, há igualmente um grupo de cidadãos, Vau Afirmar e Unir, que terá concorrência de PS, PSD, Chega e CDU.
Há também dois movimentos de cidadãos a concurso em A-dos-Negros, onde há quatro candidaturas. São elas do Unidos Pela Freguesia, o Mais Freguesia, o Chega e o PS.
Na Amoreira, os eleitores terão à escolha três candidatos, do PS, PSD e Chega, enquanto na Usseira apresentam-se a sufrágio PSD, Chega e o movimento Unidos Pela Usseira. No Olho Marinho a escolha é limitada ao PSD e ao Chega.
Na próxima edição, Gazeta das Caldas conta apresentar todos os candidatos efetivos às autárquicas nos concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos.































