Freguesias de Óbidos recebem 600 mil euros para fazer obras

0
508

A Câmara de Óbidos vai transferir durante o ano de 2014 mais de 600 mil euros no âmbito da delegação de competências para as sete freguesias do concelho.
Para a Junta de Freguesia de A-dos-Negros serão transferidos 88 mil euros que serão utilizados, sobretudo, nas requalificações da Rua da Calçada e da estrada da Sancheira Pequena. Os 67,8 mil euros que serão transferidos para a Junta de Freguesia de Amoreira permitirão a requalificação da Casa dos Seixos e a realização da ecovia da Amoreira ao Furadouro.
Para a freguesia das Gaeiras a autarquia transferirá 83 mil euros que serão, sobretudo, canalizados para a obra de requalificação do Largo de S. Marcos e a criação da ecovia entre as Gaeiras e o Alvito. O Olho Marinho receberá pouco mais de 68 mil euros para a concretização da ecovia entre o Olho Marinho e o Furadouro, bem como para a requalificação da estrada principal da localidade.
Para a União de Freguesias de Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa serão transferidos 178,7 mil euros, que serão empregues na requalificação da antiga estrada real, ecopista do Parque Tecnológico e requalificação da estrada dos Casais Brancos e cemitério do Sobral da Lagoa.
A Freguesia da Usseira poderá avançar com a requalificação do açude e a concretização do saneamento básico na Rua Manuel Teotónio, recebendo uma transferência na ordem dos 54,6 mil euros. Por último, o Vau receberá 68,6 mil euros para aplicar na concretização do Parque Sénior e Infantil e em sanitários públicos.
No âmbito do acordo assinado entre a Câmara e as juntas de freguesia, no passado dia 27 de Janeiro, são-lhes delegadas competências ao nível da gestão dos espaços verdes e limpeza de vias e espaços públicos. Cabe-lhes ainda gerir a manutenção de feiras e mercados e a execução de transportes escolares dos alunos da rede municipal de atl.
Hélder Mesquita, presidente da Associação de Freguesias do Concelho de Óbidos e presidente da Junta de Freguesia do Olho Marinho, referiu que o protocolo assinado “vai de encontro ao que todos os presidentes de Junta falaram e pretendem para as suas freguesias”, ou seja, que “as obras que fazem mais necessidade” possam ser uma realidade.
A Câmara quer aprofundar o relacionamento de proximidade com as Juntas de freguesias. De acordo com o presidente, Humberto Marques, não basta aumentar os montantes a transferir, é também necessário “reforçar politicamente” a acção entre as duas entidades.
“Se fizermos bem este trabalho, vamos resolver grande parte dos problemas às Juntas de Freguesia”, disse, acrescentando que “que esse trabalho alivia a Câmara de estar tão preocupada em fazer determinadas coisas, cuja eficácia não é a mesma que tem uma Junta de Freguesia”.

Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt

- publicidade -