A Banda Xeques era a cabeça de cartaz da festa oferecida pelo PS de Óbidos à população, mas pelo recinto passaram também muitos nomes sonantes da política nacional. A deputada e ex-secretária de Estado, Margarida Marques, os secretários nacionais Porfírio Silva e Luís Patrão, e o deputado e presidente da distrital de Leiria, António Sales, foram alguns dos presentes que manifestaram apoio à candidatura encabeçada por Vítor Rodrigues.
A festa realizou-se no largo de S. Marcos, o mesmo local onde recentemente decorreu a festa das Gaeiras. No entanto, no passado sábado foi feita uma queixa à GNR pelo ruído provocado, o que antecipou o seu encerramento para a 1h30 quando estava previsto que durasse até às três da manhã.
Cristina Rodrigues, do PS de Óbidos, considera que “podem ter existido motivações políticas na origem das queixas, já que aquele é o local onde habitualmente se realizam festas idênticas”.
- publicidade -
“A mudança é necessária”
À tarde, depois de um café no pavilhão das Gaeiras, João Galamba seguiu com a comitiva socialista para uma acção de rua pela vila. O deputado e dirigente nacional do PS veio apoiar os candidatos locais, à semelhança do que anda a fazer um pouco por todo o país.
Aos jornalistas, João Galamba disse que o PS está “muito empenhado” nestas autárquicas e que considera importante a existência de uma “articulação forte” entre as estruturas nacionais do partido e as locais.
Referindo-se ao candidato Vítor Rodrigues, o deputado destacou a sua experiência enquanto vereador no actual executivo. Acrescentou que Óbidos, apesar de ser um concelho com bastante visibilidade no país, tem “problemas financeiros sérios”.
De acordo com o deputado, este município já conta com muitos anos de gestão do PSD e entende que, à semelhança do que aconteceu com o país, a mudança faz bem e é necessária.
E o PS local poderá beneficiar da realidade nacional? João Galamba acredita que sim, uma vez que o PS conseguiu “mostrar que a alternativa fez bem ao país e que, com politicas diferentes, a vida das pessoas poderia melhorar”.
Para o candidato Vítor Rodrigues, o apoio manifestado por João Galamba é essencial, tendo em conta que o deputado domina as áreas das finanças e empresarial. “Precisamos muito de soluções e daí o João ajudar-nos”, disse, acrescentando que a questão financeira é uma das bandeiras do PS.
Vítor Rodrigues referiu que o concelho tem “muitas dificuldades financeiras” pois existem empréstimos, dívidas, contratos e responsabilidades para assumir. Acrescentou ainda que se não existir dinheiro, dificilmente conseguirão fazer as obras necessárias, como é o caso das estradas e requalificação urbana.
“Estamos com as pessoas e sentimos que elas têm sido abandonadas por este executivo, sobretudo nos últimos anos”, considera o candidato socialista.