Fernando Tinta Ferreira recandidata-se e presta contas do trabalho feito

0
744

Com os presidentes da Câmara e Assembleia a recandidatarem-se, o PSD aposta em caras novas sobretudo nas juntas de freguesia. Tinta Ferreira garante que, se for reeleito, cumprirá o mandato

O presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, recandidata-se a um terceiro e último mandato e garante que irá cumpri-lo na totalidade, respondendo assim, aos comentários de que poderia sair do cargo antes de terminar os quatro anos.
“No momento em que pensamos uma candidatura tudo é ponderado. Estes pensamentos foram partilhados com pessoas que pensava serem da minha confiança e têm servido para alimentar boatos, mas pensamentos não são decisões”, disse o candidato do PSD, reafirmando que quer liderar a autarquia de 2021 a 2025.
Na cerimónia de apresentação das listas do PSD, que decorreu no CCC a 17 de junho, Tinta Ferreira disse que o concelho está “em primeiro lugar, acima de interesses pessoais ou de grupo”, pelo que integram nas listas independentes e não filiados e garantiu que irão fazer uma campanha pela positiva, com a apresentação de ideias e propostas. Com o slogan Caldas Primeiro, o PSD defende um concelho moderno, mais criativo e sustentável, onde o foco sejam as pessoas, a qualidade de vida e bem-estar. “Continuaremos a descentralizar competências nas juntas e freguesia, a confiar nas pessoas e nas associações”, assumiu o candidato.

Entre os 12 cabeças de lista do PSD às Juntas de Freguesia, oito candidatam se pela primeira vez

O autarca fez um balanço do trabalho feito nos últimos oito anos, dando nota do cumprimento de várias das promessas feitas, sobretudo na resolução dos problemas crónicos do concelho, como o Hospital Termal, a Lagoa de Óbidos e a Linha do Oeste. A requalificação do Parque e Mata, assim como da Praça de Fruta também foram destacadas, a par da conclusão da regeneração urbana e início da requalificação urbana.
Tinta Ferreira frisou que uma maior descentralização de competências para as juntas de freguesia, traduziu-se num investimento superior a 1,5 milhões de euros, foi feita uma aposta na promoção turística e houve um reforço no apoio social. No entanto, o social-democrata reconhece que “ainda há muito por fazer e vontade de fazer melhor”, pelo que está a preparar o programa eleitoral, em conjunto com personalidades de várias áreas.

- publicidade -

Mais mulheres nas freguesias
Em setembro, entre os candidatos às 12 freguesias, apenas quatro se recandidatam. Alice Gesteiro é a única que se recandidata a um terceiro mandato à freguesia de Nadadouro, enquanto Paulo Sousa, José Henriques e Armando Monteiro se recandidatam às freguesias de A-dos-Francos, Alvorninha e Landal, respetivamente.
Outra das novidades é que haverá quatro mulheres a encabeçar as listas às freguesias. Além de Alice Gesteiro, concorrem também Maria da Conceição Pereira para a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, Sónia Casimiro para Santo Onofre e Serra do Bouro, e Natércia Correia para a Foz do Arelho.
Entre os novos rostos estão Carlos Freitas, como candidato a Carvalhal Benfeito, Flávio Jacinto a Salir de Matos, João Lourenço a Tornada e Salir do Porto, Rui Henriques a Vidais e Fernando Fialho a Santa Catarina.
“Temos uma excelente equipa”, disse Tinta Ferreira, garantindo que a sua vontade de trabalhar em equipa com as juntas de freguesia não esmoreceu por causa de “acidentes de percurso”, disse, numa alusão à candidatura independente de Vítor Marques, que nas últimas eleições integrou, como independente, as listas do PSD.
Lalanda Ribeiro, cabeça de lista à Assembleia Municipal, destacou o fato de dois terços dos candidatos serem novos e de um terço serem mulheres, realçando a importância de haver cada vez mais mulheres na política.
O candidato social-democrata reafirmou as palavras de Tinta Ferreira, de que se trata de um mandato de quatro anos para todos os candidatos. “Não nos vamos embora a meio do mandato, nenhum de nós”, disse, destacando que se trata de uma “boa equipa”. ■

- publicidade -