Alice Gesteiro e Fernando Fialho completam a mesa, proposta pela AD
Fernando Costa foi eleito presidente da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha na primeira reunião de funcionamento daquele organismo, que teve lugar logo após a tomada de posse. A lista única, apresentada pela coligação AD, obteve 20 votos a favor – dos sete deputados do PSD presentes, um do CDS-PP e os três do Chega, mais os sete presidentes de junta da AD e um do PSD – e 12 votos em branco, dos nove deputados e três presidentes de junta do VM. António Curado (VM) explicou a posição por entender que a mesa seria mais representativa com um elemento do movimento. A mesa ficou ainda composta por Alice Gesteiro (primeira secretária) e Fernando Fialho (segundo secretário).
Fernando Costa tinha dito, no rescaldo da noite eleitoral, que assumiria a presidência se fosse essa a escolha da AD, mas que também poderia abdicar para assumir um papel mais ativo como deputado municipal. O histórico autarca caldense afirmou ser “um dia particularmente feliz” e prometeu presidir com “lealdade e respeito pelo pluralismo”, sublinhando a importância do debate e do consenso “nas grandes questões do concelho”, como a saúde, o termalismo, o comércio e a segurança. Recordou antigos presidentes da Assembleia e afirmou que “as Caldas precisam de mais autoridade na rua para reforçar a sensação de segurança”.
Paulo Espírito Santo (PSD) destacou o “reforço da confiança dos caldenses” no PSD e CDS, garantindo uma postura “construtiva e de diálogo” com a Câmara. António Curado (VM) desejou um mandato “profícuo para todos”. Miguel Matos Chaves (Chega), apelou a que “fiquem de lado as animosidades partidárias” e que todos trabalhem “pelos caldenses e não pelos partidos”. Manuel Isaac (CDS-PP), sublinhou o regresso à assembleia com honra e experiência e apelou ao debate rigoroso sem confundir amizade com política, mostrando disponibilidade para colaborar com a mesa e com a Câmara “sempre pela positiva”.
O presidente da Câmara, Vítor Marques, desejou um mandato de cooperação e reiterou o respeito institucional pela Assembleia.
No encerramento da sessão, Fernando Costa defendeu que “a diversidade partidária enriquece o debate” e apelou ao compromisso de todos para colocar “as Caldas sempre em primeiro lugar”.






























