Os deputados socialistas António Lacerda Sales, Odete João e José Miguel Medeiros, eleitos pelo círculo de Leiria visitaram, no passado dia 14 de Dezembro, a zona sul do distrito de Leiria onde constaram que o CHO enfrenta “problemas ao nível da gestão e contratação de recursos humanos”, referem em comunicado. A falta de capacidade atractiva em termos de especialidade leva ainda à questão da ausência de fixação de novos profissionais, acrescenta o deputado socialista, fazendo nota que actualmente a faixa etária maioritária fixa-se acima dos 50 anos.
Para além da dificuldade de gestão interna, existe ainda o problema estrutural associado aos espaços físicos, com “respostas insatisfatórias e sem condições próprias, que levam ao desinteresse de fixação de médicos”.
Peniche e Bombarral foram referenciadas como as situações mais problemáticas, existindo no primeiro um défice de 50% de utentes sem médico de família e no segundo cerca de 25%. A directora do ACES Oeste, Ana Pisco, que reuniu com os deputados defendeu que é “urgente uma solução viável a este nível, que passará pela criação de duas Unidades de Saúde Familiar”, refere o mesmo documento. Têm ainda sido colocadas em prática várias estratégias para colmatar picos de afluência de utentes pela ACES e CHO em parceria.
Esta acção inseriu-se num ciclo de visitas a estruturas e entidades prestadoras de cuidados médicos com o objectivo de mapear necessidades e definir linhas de intervenção estratégica.
- publicidade -






























