A Escola Básica do Bairro da Ponte é o local onde decorrem as eleições na freguesia de Santo Onofre. No entanto, as dificuldades de estacionamento junto ao estabelecimento de ensino e o facto dos bombeiros terem que ajudar as pessoas de mobilidade reduzida que têm que votar nas salas situadas no primeiro andar levou o executivo da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro a propor uma alteração do local de voto já para as próximas Europeias, que se realizam em Maio. A proposta ia no sentido de os eleitores poderem ir votar no edifício da Universidade Sénior, nas antigas instalações da UAL, mas foi rejeitada na Assembleia de Freguesia de 21 de Dezembro, que decorreu nas instalações da União de Freguesias, na Serra do Bouro.
Esta sugestão acabaria por ser chumbada, com cinco votos contra do PS, BE e CDU, três a favor (PSD) e quatro abstenções (uma do CDS, duas do PS e uma do PSD). O presidente desta União de Freguesias, Jorge Varela, explicou à Gazeta das Caldas que esta proposta não resultou de queixas formais por parte de eleitores, mas porque tem vindo a aperceber-se das dificuldades que estes sentem para exercer o seu direito de voto no actual local. Para além disso, também a “geografia” da freguesia alterou-se ao longo das últimas décadas pelo que entende que “seria mais fácil” para a globalidade dos eleitores de Santo Onofre poderem votar no edifício da Universidade Sénior. “Pretendia-se contribuir para a diminuição da abstenção”, defendeu Jorge Varela.
A decisão de mudar o local das eleições não cabe à Junta de Freguesia, que teria que fazer a proposta de alteração à Câmara Municipal. “Entendemos que não deveríamos fazer essa proposta sem que a Assembleia de Freguesia concordasse, mas face a esta votação, não faremos formalmente a proposta”, explicou Jorge Varela.
Nesta reunião foi aprovado o Plano Orçamento para o ano de 2019, no valor de 311.854 euros, com cinco votos a favor (PSD e CDS) e sete abstenções (PS, BE e CDU). Foi também aprovado um contrato de delegação de competências com a Câmara Municipal relativo à colocação de bases de contentores nesta freguesia e rejeitada a celebração dum protocolo com os Ginásios da Educação Da Vinci das Caldas da Rainha, que visava a cedência da sala de sessões da Junta de Freguesia para formação, nomeadamente um Curso de Português para Estrangeiros.
Nesta reunião foram ainda aprovadas, com oito votos a favor (BE, PS, CDU e CDS) e cinco abstenções (PSD), duas propostas apresentadas pelo deputado do BE, Orlando Pereira. O deputado bloquista recomenda a criação de um parque de estacionamento de veículos pesados de mercadorias, “as infraestruturas adequadas, tais como portaria, balneários e loja que, entre outros serviços, permita o descanso e as refeições rápidas”, refere o documento. Esse parque deverá ser instalado perto de um dos nós de saída da A8.
Para além disso, recomenda ao executivo municipal a colocação de sinais a proibir a circulação de veículos pesados de mercadorias na zona central da cidade.
Aprovada foi também a recomendação para a reabilitação da fonte luminosa, com a reactivação imediata do mecanismo de repuxo de água e sistema de iluminação. 11
Executivo de Sto. Onofre queria mesas de voto na antiga UAL mas oposição não concordou
- publicidade -































