A Festa do Avante, que este ano tem por tema “A Festa de Abril”, realiza-se nos dias 5, 6 e 7 de Setembro na Quinta da Atalaia, no Seixal. À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, partirá uma excursão das Caldas, no domingo, 7 de Setembro, pelas 10h00 na zona da Rainha.
Os interessados em visitar a 38ª edição da Festa poderão contactar Vítor Fernandes através do tel. 917855219.
Pelos vários palcos do recinto irão passar mais de 30 artistas e grupos, abrangendo todos os estilos musicais, desde a música erudita ao rock, passando pela música popular e tradicional, blues e jazz.
O espectáculo de abertura do Palco 25 de Abril será o Concerto para Cravos e Orquestra Opus 40 –, que incluirá obras de Chopin, Beethoven, Schumann e Mozart, interpretadas pela Sinfonietta de Lisboa sob a direcção do maestro Vasco Pearce de Azevedo. A nível de teatro serão apresentadas, entre outras, as peças “Cartas da Guerra” de António Lobo Antunes e a “Arte de Ser…Imprecação a Teixeira de Pascoaes” pelo Teatroensaio, enquanto que na área do cinema, os visitantes poderão ver o filme “Outro país” de Sergio Trefaut, o documentário experimental de Edgar Pera “25 de Abril, uma aventura na Democracia”, ou “ Até amanhã camaradas” de Joaquim Leitão, baseado na obra de Manuel Tiago (pseudónimo de Álvaro Cunhal).
A exposição patente no Espaço Central será dedicada ao 25 Abril e a mesma temática estará presente nos cerca de 40 debates que se realizarão na Festa. Temas como o papel do PCP e do «Avante!» na resistência antifascista, a criação do Salário Mínimo Nacional, as nacionalizações, a Reforma Agrária, o 25 Abril e os direitos das mulheres, são alguns deles.
Também as propostas do PCP serão debatidas no “Avante!”, em que o momento alto é o comício com a participação do secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
Mas nesta festa encontra-se também plasmada a realidade de todas as regiões do país, com exemplos da sua cultura, gastronomia e artesanato, bem como a actividade e intervenção das organizações do partido. A região estará presente no espaço Leiria, onde podem ser encontrados, entre outros uma cafetaria das Caldas, com pequenos-almoços, bifanas, sandes e bebidas.
A assegurar o espaço estarão cinco ou seis militantes caldenses, em rotatividade.
O dirigente comunista e deputado na Assembleia Municipal das Caldas, Vítor Fernandes vai à Festa desde a sua primeira edição, nessa altura realizada na antiga FIL, na Rua da Junqueira.
“A Festa é sempre importante, mas este ano por ser o 40º aniversário do 25 de Abril vamos dar um maior destaque e é natural que também haja uma maior participação”, disse à Gazeta das Caldas. Da década de 70 e das antigas festas lembra que já contavam com a participação de todas as organizações regionais, mas que estas não tinham a dimensão actual.
O dirigente comunista lembra ainda que o “Avante!” foi pioneiro na vinda de grandes artistas e bandas estrangeiras a Portugal para actuar em eventos, lembrando as actuações de Chico Buarque ou The Band (a banda que acompanhou Bob Dylan em concertos).
A Entrada Permanente (EP) custa 32 euros nos dias 5, 6 e 7 de Setembro. As crianças até aos 14 anos, inclusive, não pagam EP desde que acompanhadas por um adulto portador de entrada.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt






























