Estrangeiros mostraram cerâmica no Céu de Vidro

0
973
O grupo dos autores estrangeiros que se dedica a aprender cerâmica

O Céu de Vidro voltou a acolher, entre os dias 3 e 8 de Agosto, uma exposição de cerâmica da autoria de um grupo de dez formandos estrangeiros que aprendeu a executar peças no Atelier Linhas da Terra.
Esta foi a sexta vez que se realizou este evento que reúne trabalhos feitos por americanos, belgas, holandeses, brasileiros e portugueses. É sob a coordenação dos ceramistas Vítor Mota e Helena Brito que este grupo mostra como a dedicação à cerâmica como hobbie pode dar bons resultados.
“Alguns dividem-se entre os seus países de origem e a região. Noto que ainda tratam das questões relacionadas com a saúde no estrangeiro”, disse Victor Mota, explicando que todos os anos recebem novos elementos. Nesta mostra participou uma jovem portuguesa que se encontra a terminar o ensino secundário e veio viver uma semana de aprendizagem intensiva de cerâmica. Fez um serviço de chá e uma jarra, de formas inovadoras e por isso foi convidada a expor na exposição onde se reúnem as peças realizadas entre os meses de Setembro e Julho do ano seguinte.
Já no ano anterior se perspectivava que a quinta mostra deste grupo se faria pela última vez no Céu Vidro porque aquele espaço entraria em obras no âmbito do hotel que ali vai ser construído, mas, afinal, “ainda conseguimos voltar a fazê-la aqui”, disse o presidente da União de Freguesias de N. Sra. Pópulo Coto e S. Gregório, Vítor Marques. O autarca assegurou a continuidade desta iniciativa dedicada à cerâmica e que, no próximo ano, poderá ter lugar na Casa dos Barcos, na Ermida do Espírito Santo, ou no telheiro do parque, que será alvo de melhoramentos.

- publicidade -