O BE, o PCP e o PS estão unidos quanto à defesa da requalificação integral da Linha do Oeste e não apenas entre Lisboa e as Caldas da Rainha, como está previsto no Plano de Investimentos Ferroviário até 2020, da responsabilidade da Infraestruturas Portugal, e que o Governo anunciou em Fevereiro passado.
Os três partidos apresentaram projectos de resolução sobre a Linha do Oeste na Assembleia da República e, ainda que difiram em alguns aspectos – como a realização da obra que o PS admite que possa ser faseada – são unânimes quanto à necessidade de uma requalificação e modernização da totalidade desta linha ferroviária.
O deputado do BE, eleito por Leiria, Heitor de Sousa, considera que faz sentido que estes projectos de resolução subam a plenário para serem discutidos e votados. Pretende falar com os seus colegas de bancada de forma a articular com os outros partidos para, se houver unanimidade, serem apresentados até 21 de Julho, altura em que a Assembleia da República encerra os trabalhos para férias.
Heitor de Sousa revela que este é um assunto que está na ordem do dia, pois a Comissão Europeia rejeitou a linha Aveiro – Mangualde e o dinheiro que estava previsto no plano de investimentos ferroviários para esse projecto poderá ser alocado à Linha do Oeste. “Esta linha é uma alternativa à Linha do Norte e serve cerca de 1,5 milhões de pessoas”, disse o deputado na Assembleia da República.
Na última Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, o ex-presidente da Câmara, Fernando Costa, que se tem mostrado um acérrimo defensor da linha do Oeste, fez uma intervenção no mesmo sentido (modernização total deste eixo ferroviário), mas Tinta Ferreira mostrou-se resignado admitindo que será muito difícil esse objectivo porque só há fundos para electrificar o troço Meleças – Caldas.































