A CDU não irá ter sede de campanha no concelho de Óbidos por entender que a dimensão do concelho e a sua dispersão por vários lugares, sem uma proeminente concentração de eleitores na vila, não justificam a abertura de um espaço destes. A sua campanha, segundo o candidato Rui Raposo, será desenvolvida nas ruas, junto das populações e no contacto directo para ouvir as suas preocupações e anseios, assim como para transmitir as suas propostas.
A sede do PS de Óbidos fica situada na entrada da vila, num sítio central e bem visível. Uma opção apropriada para dar a conhecer aos munícipes aquela candidatura e o seu projecto para o concelho. O espaço, inaugurado a 10 de Agosto, é arrendado por 300 euros mensais a um particular e vai funcionar até às eleições.
Cristina Rodrigues, dirigente local daquele partido, diz que optou por ter sede de campanha por considerar que é mais operacional concentrar num mesmo espaço o apoio administrativo e logístico à candidatura e ainda para agregar todos os interessados neste projeto, que assim têm um espaço funcional e bem localizado para se encontrarem.
A sede tem objectivos internos de organização, logística das actividades da candidatura e reuniões de candidatos, mas também é um local de encontro para os munícipes que querem conhecer o projecto daquela candidatura.
CDS/PP E PSD AINDA NÃO INAUGURARAM SEDES DE CAMPANHA
A sede de campanha do CDS-PP ainda não foi inaugurada, mas segundo o candidato à autarquia, Carlos Pinto Machado, irá sê-lo em breve, ficando situada na freguesia da Amoreira. O espaço é cedido por Silvino Pereira da Costa (que é simpatizante daquele partido e integra as listas) e deverá funcionar durante o período de campanha eleitoral. Curiosamente trata-se de um espaço que já chegou a ser utilizado como sede do PSD.
Naquele local irão decorrer eventos políticos, sendo também um ponto de confraternização dos candidatos e simpatizantes da candidatura do CDS-PP.
Também o PSD tem um espaço especifico para o trabalho da candidatura. Situa-se junto à Escola Josefa de Óbidos, na Estrada Real, entre a Pegada e a Rotunda das Piscinas Municipais. O local foi escolhido em função da sua centralidade, tendo sido cedido em regime de comodato por um simpatizante da candidatura. O valor a pagar pelo partido é de 100 euros pelos meses de Agosto e Setembro.
A sede será inaugurada no dia de arranque da campanha, 17 de Setembro ao final da tarde, e vai estar a funcionar sempre que existam iniciativas anunciadas publicamente. Será essencialmente um espaço de trabalho na preparação da campanha eleitoral e planeamento do programa a apresentar ao eleitorado, estando previsto o seu encerramento depois das eleições.
Os sociais-democratas consideram que a sede de campanha é fundamental para o trabalho que antecede a apresentação das propostas do seu programa e um ponto de encontro dos candidatos e simpatizantes.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt































