A caldense Margarida Patrocínio será a cabeça de lista à Assembleia Municipal, órgão onde querem voltar a estar representados
Duarte Raposo, de 20 anos e estudante do ensino superior, é o candidato à Câmara das Caldas pela CDU. O jovem caldense foi dirigente da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa entre 2022 e 2024, foi senador da Universidade de Lisboa entre 2023 e o presente ano e foi vogal da direção do Conselho Nacional de Juventude em representação da Juventude Comunista Portuguesa. A encabeçar a lista para a Assembleia está Margarida Patrocínio, assistente administrativa, de 25 anos. A também jovem caldense é membro da Comissão de Concelhia das Caldas da Rainha e da Direção da Organização Regional de Leiria do Partido Comunista Português.
Defendendo que é “urgente” um novo rumo para o país e para o concelho, a CDU aponta a “profunda ligação” dos candidatos à vida do concelho, da população e da juventude caldense. Ambos possuem “experiência de intervenção na defesa dos interesses da juventude e dos trabalhadores”, pois já foram candidatos em outras batalhas eleitorais. “Quando alguns criam a ideia de que os jovens estão afastados da política, a CDU cá está a demonstrar o contrário”, diz Duarte Raposo, destacando que os jovens preocupam- se com o seu futuro, salários e o direito a uma vida digna, e “estão dispostos a tomar esse futuro nas suas mãos e a transformá-lo”.
Atualmente a CDU não está representada na Câmara nem na Assembleia Municipal, mas “é uma força indispensável nas autarquias pelo seu compromisso na defesa dos interesses das populações”. Duarte Raposo considera que a “luta” dos comunistas faz falta em todos os órgãos autárquicos e, neste sentido, a CDU tem sempre a expectativa de reforçar o número de votos e eleger nos órgãos a que concorre.
Um bom resultado será “aumentar o número de votos e voltar a eleger para a Assembleia Municipal e Assembleias de freguesia”, refere o candidato à Gazeta das Caldas.
Reforço do investimento na saúde
Entre as prioridades para o concelho, Duarte Raposo elenca as questões da saúde, “mesmo sabendo que é uma responsabilidade do Governo central”. Garante que a CDU tudo fará para que este “reforce o investimento” nos centros de saúde, com mais médicos e enfermeiros de família. Defende também a realização de obras de requalificação e ampliação do Hospital das Caldas e a construção de um hospital para o Oeste, assim como a integração do Hospital Termal no SNS. Por outro lado, é necessário “requalificar e travar o processo de alienação dos pavilhões do hospital termal para a construção de um hotel de luxo”, considera.
Ao nível da habitação, a CDU defende a criação de um plano de requalificação urbana, e de um Plano de Pormenor para o Centro histórico, criando habitação social. A valorização dos trabalhadores da autarquia e das freguesias, assim como a melhoria da mobilidade dentro da cidade e da população que vive nas freguesias rurais, nomeadamente com o alargamento da rede TOMA, são outras das prioridades.
Entre as medidas preconizadas pela CDU estão ainda a concretização da rede de saneamento básico em todo o concelho e a dinamização e valorização da agricultura familiar. A necessidade da requalificação e modernização da linha do Oeste e a luta pela reposição das freguesias que foram agregadas são também bandeiras, a par da despoluição e desassoreamento da lagoa de Óbidos e sua classificação como Paisagem protegida, pela UNESCO. ■































