Os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Leiria querem que a Fortaleza de Peniche seja recuperada e concessionada para fins hoteleiros. No projecto de resolução entregue na Assembleia da República pedem que “o Governo desenvolva todos os esforços tendo em vista a recuperação e valorização daquele espaço” e proceda à sua re-inclusão no programa Revive, que prevê a concessão parcial do edificado.
Os signatários alertam que a Fortaleza se encontra “abandonada e em precário estado de conservação, sendo particularmente preocupante o estado das suas arribas, em processo de derrocada por acção da erosão marinha”.
Fazem notar que o monumento foi incluído no programa Revive por proposta do actual governo e consideram que “esta concessão foi vista por muitos como uma solução que iria dignificar este monumento, daria um contributo à dinamização económica da cidade, iria seguramente aumentar a oferta turística da cidade, assim como criar postos de trabalho”.
Os deputados referem que a retirada da lista dos monumentos a concessionar gerou “a indignação da população de Peniche, da autarquia e de outras estruturas locais” que “acusam o Governo de ouvir as vozes do passado impedindo o desenvolvimento”.
Informam que a área a concessionar são 6.000 dos 20.000 m2 da Fortaleza e consideram “inaceitável que se constituam comissões de estudo para a possibilidade de compatibilização entre a unidade hoteleira e a memória, tendo em conta que esse aspecto sempre esteve garantido e que já existem estudos”.
A terminar recordam que, tendo em conta que a eventual concessão é apenas parcial, o Estado continua a ter de assumir a responsabilidade na recuperação de parte do imóvel.






























