Os deputados do PS eleitos por Leiria na Assembleia da República, João Paulo Pedrosa, Odete João e Jorge Gonçalves, visitaram no passado dia 7 de Abril o Centro de Desenvolvimento Comunitário do Landal (CDCL) e tomaram conhecimento da acção feita junto da população mais carenciada. “No entanto, o seu trabalho não tem os apoios necessários por parte do governo e da autarquia local”, refere nota de imprensa da Federação de Leiria do PS.
Actualmente está quase terminada a obra do Centro de Dia, financiada pelo Programa PARES, mas “com um pouco mais de apoio da Câmara Municipal as obras já estariam concluídas”.
Nas actuais instalações do CDCL foram aumentados os dias de atendimento no apoio domiciliário e criada uma cantina social, mas a Segurança Social “ainda não transferiu qualquer comparticipação pelo acréscimo de serviços prestados”, denunciam os deputados, que agora irão questionar o Ministério da Solidariedade sobre estes atrasos.
Os vereadores e membros da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha também estiveram presentes na visita e irão sensibilizar a autarquia para a necessidade de um apoio mais efectivo a esta instituição.
Por outro lado, os deputados do PS eleitos por Leiria congratulam-se por esta instituição pretender apresentar, em breve, um projecto de criação de um centro de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica.
“Finalmente o sul do distrito poder ser contemplado com uma valência desta natureza”, dizem. Até agora apenas Leiria e Pombal contavam com apoios deste tipo e as vítimas de violência noutros concelhos “encontravam-se desguarnecidas”, referem.
Os deputados do PS comprometeram-se a ajudar a instituição e a sensibilizar a secretária de Estado da Igualdade para a celeridade que uma resposta deste tipo deve merecer por parte do governo.
Esta visita está inserida na iniciativa “Novo Rumo para um Estado Social em Portugal”, na qual os deputados do PS visitam instituições por todo o país e avaliam as políticas sociais em curso. “A maioria PSD/CDS criou constrangimentos e destruiu o trabalho de vários governos na área social, em especial nas parcerias com IPSS e deixou à sua sorte milhares de portugueses”, criticam.
Fátima Ferreira
fferreira@gazetadascaldas.pt
































