O social democrata Pedro Pimpão, deputado à Assembleia da República por Leiria, é o relator de uma petição assinada por 1221 cidadãos que apontam um incumprimento do governo relativamente ao que havia sido acordado com a Câmara de Peniche acerca da concessão da Fortaleza.
Pedem que a Assembleia “adopte as medidas necessárias para que se faça cumprir a vontade unânime da Câmara”, ou seja, que haja uma concessão de seis mil dos 20 mil metros quadrados da antiga prisão política.
A petição defende que “a concessão parcial do referido espaço a privados era a melhor forma de preservar a memória histórica do edificado”.
Acerca deste tema, o deputado social democrata assinou um projecto de resolução apresentado pelo seu grupo parlamentar à Assembleia da República, onde se recomenda que o Governo desenvolva todos os esforços para recuperar e valorizar o monumento. No mesmo projecto é solicitado à Administração Central “que proceda à re-inclusão da Fortaleza de Peniche no âmbito do programa Revive”.































