Delfim Azevedo pode não integrar a lista da distrital do PS

0
732

Fd-DelfimAzevedoO socialista caldense Delfim Azevedo, que figura na lista de candidatos para a distrital de Leiria, pelo PS, poderá não a integrar. Tal virá a acontecer se a Comissão Política Nacional não aceitar a recomendação feita pela comissão política da federação de Leiria que prevê a alteração de alguns lugares da lista apresentada. 
De acordo com Delfim Azevedo, esta recomendação sugere que Adelino Mendes (da concelhia de Pombal), que figura em quinto lugar na lista, seja substituído por João Paulo Pedrosa, actual deputado na Assembleia da República. Também o representante da JS, agora em 10º lugar deveria subir para o 6º lugar.
Esta posição tem a ver com a polémica que existiu com as eleições para a federação de Leiria do PS, que deu a vitória a José Miguel Medeiros (candidatura que agregou os apoiantes de António Costa) por uma diferença de sete votos. O seu opositor, António Sales contestou a eleição, com a denúncia de “descarga” em Pombal de votos de militantes que não participaram no acto eleitoral. O caso está entregue ao Ministério Público.
Delfim Azevedo era o presidente da Comissão Organizadora do Congresso (COC) e refere que “houve pessoas que não foram votar e cujos votos apareceram”, pelo que não concorda com o lugar de destaque daquele responsável da concelhia de Pombal na lista às legislativas.
Este militante é o único represente caldense na lista apresentada pelo PS no distrito de Leiria. Esta tem como cabeça de lista a bombarralense Margarida Marques, funcionária da Comissão Europeia.
Em segundo lugar figura o presidente da comissão política, António Lacerda Sales, que também é do Bombarral embora viva em Leiria, seguido do presidente da Federação Distrital e ex-governador civil, José Miguel Medeiros.

Lista da coligação decidida pelos órgãos nacionais

A ordenação dos candidatos da coligação “Portugal à Frente”, que junta o PSD e o CDS-PP no distrito ainda não é conhecida e será definida pela comissão política nacional.
No passado dia 16 de Julho a comissão política concelhia caldense reuniu e ratificou, por unanimidade, a escolha da actual deputada na Assembleia da República, Maria da Conceição Pereira, para integrar a lista. Entretanto, em Leiria, no dia seguinte, a distrital apenas discutiu os critérios e perfis dos candidatos. Para a passada quarta-feira, 22 de Julho, estava prevista outra reunião para apresentação dos nomes propostos pelas concelhias e posterior elaboração de uma lista por ordem alfabética. Esta será depois consolidada pelos órgãos nacionais do PSD.
A lista será apreciada em primeiro lugar por Marco António Costa, vice-presidente e coordenador da Comissão Política Nacional, José Matos Rosa, secretário-geral do PSD, e Luís Montenegro, líder do grupo parlamentar social-democrata, que foram designados pela comissão política nacional para a Comissão de Elaboração das Listas de Deputados às Eleições Legislativas 2015. Nesta reunião marcarão também presença o presidente da distrital de Leiria, Fernando Costa, e mais dois membros desta distrital, que irão negociar os lugares.
Também no CDS-PP serão os órgãos nacionais a decidir quais os candidatos a integrar a lista conjunta por Leiria.
Conhecidos são já também os cabeças de lista da CDU, BE e Livre. Ana Rita Carvalhais é professora e coordenadora da União de Sindicatos deste distrito e volta a concorrer pela CDU. Os bloquistas apostam no economista Heitor de Sousa, que já foi deputado por este distrito na Assembleia da República nas legislativas de 2009.
O Livre/Tempo de Avançar tem como cabeças de lista pelo distrito Filipe Mil Homens, das Caldas da Rainha, e Leontina Pereira, da Marinha Grande.
Com 25 anos, o caldense Filipe Mil-Homens estuda Engenharia Mecânica, no Instituto Superior Técnico (Lisboa). Até então nunca esteve ligado a nenhum partido ou movimento político.

- publicidade -