Daniel Campelo participou em seminário em Óbidos

0
606

O secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, esteve em Óbidos no passado dia 27 de Outubro, onde participou no seminário sobre a doença do “Fogo Bacteriano”.
Este evento técnico foi organizado pelo COTHN – Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional, com o apoio da Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça e da Associação Nacional de Produtores de Pêra Rocha, e pretendeu dar a conhecer o desenvolvimento desta doença em distintas zonas do globo e discutir as medidas de controlo aí aplicadas.

De acordo com informações do Ministério da Agricultura, o Fogo Bacteriano é uma doença de quarentena provocada pela bactéria Erwinia amylovora, que pode afectar árvores de fruto como pereiras, macieiras, marmeleiros e nespereiras e plantas ornamentais da família das rosáceas. A sua presença poderá ter consequências económicas, especialmente nas regiões onde existem muitos pomares de fruta, como é o caso do Oeste.
Actualmente ainda não existem produtos eficazes para o controlo da doença, pelo que as medidas preventivas, a observação dos primeiros sintomas e a destruição dos vegetais infectados, são os meios mais efectivos para o seu controlo e erradicação.

 

- publicidade -