
Foi aliás o autarca caldense e um ex-militar, João Ferreira, que descerraram a placa alusiva ao 16 de Março. Este último, de 61 anos, foi em 1974 um dos condutores da coluna militar que marchou sobre Lisboa ao volante de um Unimog 404.
Numa breve alocução, João Ferreira referiu “a saudade daqueles que já não estão, mas que na nossa mente vão continuar a estar sempre presentes”, numa alusão àqueles que participaram no 16 de Março e que já faleceram.
Apesar de parcas, as palavras deste antigo soldado foram muito emotivas e por isso os militares e ex militares presentes aplaudiram fortemente o seu antigo camarada.
E quando a revolução já estava em marcha, João Ferreira estava no quartel das Caldas. “Os militares do RI5 não saíram no 25 de Abril porque os nossos oficiais tinham sido presos. Só no dia seguinte fomos render os nossos colegas de companhias de mais longe que estavam em Peniche”, rematou o militar-condutor à Gazeta das Caldas. João Ferreira ainda acrescentou que foi destacado para o Forte de Peniche para guardar ex-Pides e presos comuns.
Depois do descerramento da placa, o presidente da Câmara Tinta Ferreira afirmou que esta cerimónia, organizada pelos militares, “é de enorme importância para o município das Caldas”, o que o fez “deixar” a iniciativa de celebração dos 40 anos celebrações do 25 de Abril, organizadas pelo PSD e que contou com a presença de Pedro Passos Coelho, como líder partidário.
Sobre o 16 de Março, Tinta Ferreira deixou ainda a nota de que, tal como o 25 de Abril, “revela o inconformismo e a coragem das pessoas em enfrentar as dificuldades e também a ambição de fazer mais e melhor”. O presidente pediu ainda aos militares para continuarem “a ter esse espírito de não se conformarem e de tentarem uma melhor vida para o país, deixando melhores condições para os vossos filhos e netos”, rematou.
Além de Tinta Ferreira, estiveram os presidentes da Assembleia Municipal e da União de Freguesias de N. Sra. do Pópulo, Coto e São Gregório, Luís Ribeiro e Vítor Marques bem como os vereadores socialistas Rui Correia, Jorge Sobral e do CDS, Manuel Isaac.
Natacha Narciso
nnarciso@gazetadascaldas.pt






























