Candidaturas às câmaras mais adiantadas do que às freguesias

1
1377
Gazeta das Caldas

A menos de quatro meses das eleições autárquicas (1 de Outubro) a maioria dos partidos tem os seus candidatos às Câmaras da região definidos. Nas Caldas e em Alcobaça falta apenas saber se há independentes a concorrer. Bombarral, Nazaré e Torres Vedras terão pelo menos um independente e Peniche dois. Em Óbidos, Bombarral, Peniche e Cadaval o BE ainda não apresentou candidato.

Gazeta das Caldas2017-07-7 VP.indd2017-07-7 VP.inddNas Caldas o boletim de voto estará perto de estar encerrado, com os candidatos dos cinco partidos já definidos. Falta apenas saber se haverá movimentos independentes (como o MVC) a concorrer.
O actual presidente Tinta Ferreira, recandidata-se a um segundo mandato. A tentar impedi-lo estarão Luís Patacho pelos socialistas, Rui Gonçalves pelos centristas, José Carlos Faria pelos comunistas e Lino Romão pelos bloquistas. Do MVC ainda nada se sabe, mas é provável que este movimento esteja com dificuldades em constituir listas depois de se ver afectado pelo escândalo das contas da Foz do Arelho que envolveu os eleitos.
Em Óbidos e Alcobaça o cenário é semelhante. O PSD recandidata os actuais presidentes Humberto Marques (Óbidos) e Paulo Inácio (Alcobaça). O primeiro contará com a oposição de Vítor Rodrigues (PS), Carlos Pinto Machado (CDS) e Rui Raposo (CDU). A concorrer em Alcobaça estará Cláudia Vicente (PS), Carlos Bonifácio (CDS), Rogério Raimundo (CDU) e António Delgado (BE). Também nestes concelhos não se sabe ainda se haverá independentes no boletim de voto.

No Bombarral a situação é parecida: os sociais-democratas querem manter a presidência, recandidatando José Manuel Vieira, que irá enfrentar o socialista Ricardo Fernandes, a centrista Rosa Guerra e a comunista Maria Los Angeles. A diferença é que no Bombarral já há um movimento a concorrer: o MPT com Luís Montez (que em tempos pertencia ao CDS).
Também na Nazaré há um movimento independente encabeçado por António Trindade (GCICN) a tentar roubar o poder a Walter Chicharro (PS), que se recandidata. A esta Câmara o PSD apresentou Alberto Madaíl, a CDU António Caria, o BE Telma Ferreira, e o CDS o caldense Graciano Dias.
Em Peniche não há apenas uma candidatura vinda de movimentos de cidadãos. Há duas. Lideradas por Márcia Henriques (MICP) e Henrique Bertino (GCEP). Os partidos apresentaram João Santos (CDS), Jorge Gonçalves (PS), Filipe Sales (PSD) e Rogério Cação (CDU). António José Correia, eleito pela CDU, cumpriu três mandatos e não pode agora recandidatar-se.
No Cadaval apenas são conhecidas três candidaturas: a do actual presidente José Bernardo Nunes (PSD), a de David Santos (PS) e a de Joana Pereira (CDS). Em Rio Maior sabe-se que Daniel Pinto (PS) irá tentar impedir a reeleição de Isaura Morais (coligação entre o PSD e o CDS) e em Leiria recandidata-se Raul Castro (PS), contando com a oposição de Fernando Costa (PSD), Sérgio Duro (CDS) e Andrzej Kowaslki (BE).
Em Torres Vedras os socialistas confiam no actual presidente não eleito Carlos Bernardes para vencer as eleições. Carlos Bernardes era vice-presidente da autarquia e assumiu o cargo quando o então presidente Carlos Miguel foi convidado para secretário de Estado das Autarquias Locais. Contra ele Marco Claudino irá liderar uma coligação de direita (PSD e CDS-PP), num boletim de voto que conta com Sérgio Cipriano (CDU) e Rui Matoso (BE), além do independente António Oliveira (TNL).

- publicidade -

Poucos candidatos conhecidos nas freguesias

Em termos de freguesias e centrando as atenções nas Caldas, o processo está ainda numa fase embrionária. As uniões de freguesias que integram as juntas urbanas são as que já têm a situação mais definida. Aí falta apenas saber os candidatos do CDS e se haverá independentes a concorrer.
Os sociais-democratas recandidatam o actual presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Vítor Marques, que enfrentará o socialista Rui Calisto, a comunista Ana Rebelo e a bloquista Mafalda Pedreira.
Já em Santo Onofre e Serra do Bouro, Jorge Varela (PSD), José Francisco (PS), Carlos Vasconcelos (CDU) e Orlando Ribeiro (BE) irão tentar suceder a Abílio Camacho.
Nas restantes freguesias, o PSD apresentou candidatos a todas, a CDU a três (Tornada e Salir do Porto, Salir de Matos e Santa Catarina) e o BE a duas (Foz do Arelho e Nadadouro). No Nadadouro há já uma candidatura independente.
Em Óbidos o processo está mais atrasado, conhecendo-se apenas as candidaturas da CDU a três Juntas (Gaeiras, Olho Marinho e Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa) e de um independente ao Olho Marinho.

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Na Nazaré o António Trindade foi apresentado pelo PSD, em sessão pública, com a presença do próprio, como numero dois na lista à Câmara Municipal.