Depois de entregues no tribunal, as listas serão afixadas e sorteada a ordem das listas no boletim de voto
No próximo dia 12 de outubro há eleições autárquicas. As candidaturas às eleições têm de ser entregues até às 18h00 da próxima segunda-feira, 18 de agosto “perante o juiz de comarca competente em matéria cível com jurisdição na sede do município a que se candidatam”. No final deste dia, as listas candidatas que foram apresentadas serão afixadas imediatamente à porta do edifício do tribunal e no dia seguinte, 19 de agosto, o juiz sorteará a ordem das listas no boletim de voto, sendo o resultado enviado à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e ao presidente da Câmara do município. Nos cinco dias seguintes o juiz irá analisar a conformidade das listas com a lei e os partidos ou movimentos de cidadãos podem impugnar a regularidade do processo ou a elegibilidade dos candidatos. Até 1 de setembro as listas retificadas que foram aceites serão afixadas no tribunal. Ainda de acordo com a CNE, as listas candidatas podem desistir do ato eleitoral até 48 horas antes das eleições (9 de outubro).
Nas Caldas até esta terça-feira eram conhecidas sete candidaturas. A coligação AD (PSD e CDS), tem como candidato à Câmara Hugo Oliveira e à Assembleia Municipal (AM) Fernando Costa. Foi, até ao momento, o único a apresentar todos os candidatos às juntas de freguesia. O Bloco de Esquerda volta a candidatar Carlos Ubaldo à Câmara e candidata Rita Nóbrega à AM. O jovem Duarte Raposo é o cabeça de lista da CDU à autarquia e Margarida Patrocínio candidata-se à AM.
Luís Gomes encabeça a lista do Chega à Câmara e Miguel Matos Chaves é candidato à AM. A única mulher a candidatar-se à Câmara é Carlota Oliveira, pela Iniciativa Liberal, partido que concorre com João Carvalho à AM. Também o Livre concorre pela primeira vez nas Caldas, com o jovem João Arroz a encabeçar a lista à Câmara e Inês Pires à AM. O Movimento Vamos Mudar recandidata Vítor Marques à Câmara e António Curado à AM. Em Óbidos, Filipe Daniel (PSD) e Paulo Gonçalves (PS) voltam a concorrer à Câmara, a par de Adélia Araújo (Chega) e Carlos Pinto-Machado (CDS-PP).
Gazeta das Caldas vai publicar, a partir da próxima semana, entrevistas com os candidatos da região.































