Caldenses chamados a participar no orçamento camarário de 2013

1
524

Os caldenses serão chamados a decidir sobre uma parte do orçamento da Câmara em 2013. Pela primeira vez, a autarquia irá implementar o orçamento participativo, que permite aos cidadãos propor ideias e projectos onde cabimentar uma verba que, nesse ano, será de 150 mil euros.
Os interessados em participar podem apresentar as suas propostas entre os dias 15 e 26 Outubro. Para o fazer terão que ter mais de 18 anos e residir no concelho, e enviar as suas sugestões para participativo@cm-caldas-rainha.pt (de 15 a 26 de Outubro) ou na Assembleia Participativa, que se irá realizar no dia 26, no auditório municipal.
A análise técnica decorrerá entre os dias 29 de Outubro e 2 de Novembro, sendo depois votadas a 7 de Novembro em nova Assembleia Participativa. A 12 de Novembro serão apresentados os resultados da votação, numa sessão de Câmara onde será ainda analisada a inclusão das propostas mais votadas em sede de Plano de Grandes Opções do Plano e orçamento pelo executivo municipal.
Uma aspiração antiga do PS, o orçamento participativo foi aprovado na reunião de Câmara de 10 de Setembro, apenas com o voto contra do vereador do CDS-PP, Manuel Isaac, por considerar que se deveria “determinar o valor da verba a aplicar no orçamento participativo, depois da participação do público”.
Também na Assembleia Municipal os deputados se pronunciaram sobre o orçamento participativo, nomeadamente a deputada socialista Catarina Paramos, que defendeu ser uma opção que, “em contexto de crise e de contenção financeira, se revela oportuna”, por permitir que as prioridades financeiras sejam dadas aos problemas reais e uma forma dos cidadãos poderem participar activamente na tomada de decisões.
Overeador Tinta Ferreira quis créditos na implementação do orçamento participativo, destacando que este só será possível graças à votação da maioria PSD, “que se identifica com a medida e acha que ela é importante”.

F.F.

- publicidade - [adrotate banner="36"]

1 COMENTÁRIO

  1. Ate que enfim parece que com a saida aproximada do Sr.Presidente da Camara em Caldas da Rainha a democracia esta agora a comecar.E bom nao esquecer que neste mandato a Camara se opos a que os caldenses participassem na Assembleia alterando a forma de participacao dos mesmos.Chegou a altura de aplaudir esta tomada de posicao democratica e pode ser que a partir daqui a participacao do publico na Assembleia tambem modifique para melhor…