
Um conjunto de militantes e simpatizantes do BE arregaçou as mangas e, durante a tarde de 18 de Novembro, limpou o lavadouro localizado na Rua Principal do Nadadouro. Os voluntários limparam o terreno, desenterraram a parte da zona de lavagens (que estava atolada devido ao depósito de materiais inertes e arrastamento de sedimentos), deixando a descoberto os respectivos tanques.
“Com materiais doados, ainda escovamos e pintamos as paredes, os muros e as colunas que sustentam um telhado que permanece no malogrado material, fibrocimento”, explica Maria João Melo, que foi candidata à Junta de Freguesia do Nadadouro pelo BE.
Depois do local estar limpo, juntaram-se cerca de 40 pessoas num magusto que durou até ao início da noite. Maria João Melo assume que os interesses do BE são “politicus” no sentido nobre da origem da palavra. “Actuamos como instrumento de organização e mobilização das várias vontades inconformadas com a realidade que se apresenta”, disse.
A responsável acrescenta que os bloquistas não aceitam “abdicar de visão partilhada de um lugar que é concorrente ao actual estado de abandono” e garante que continuarão a desempenhar o papel de agentes influenciadores do futuro da região. De acordo com Maria João Melo, esta foi a primeira iniciativa do BE para a requalificação do património, seguindo-se mais acções nas quais irão agir como “não-vândalos e com a irreverência própria de acções construtivas”.
F.F.






























