‘Voltar a Acreditar’ é o lema da candidatura do PSD às eleições autárquicas no Bombarral, que deposita em Nuno Mota, cabeça-de-lista ao executivo camarário, a esperança para reconquistar a Câmara. A apresentação pública dos candidatos ocorreu no último domingo, defronte dos Paços do Concelho.
Há quatro anos, o PSD – coligado com o CDS-PP – perdeu a autarquia para o PS por uma diferença de 744 votos, ao fim de 24 anos de mandatos sucessivos. Desta feita, a expetativa é alta nas hostes social-democratas.
Na apresentação da candidatura, Nuno Mota, empresário de 55 anos e líder da Concelhia, ex-vice-presidente e vereador durante vários mandatos, começou por enaltecer, na sua primeira intervenção pública enquanto candidato, a importância do associativismo do concelho, ao qual porque está há muitos anos ligado.
“É algo que me deixa muito realizado, feliz e orgulhoso, pela contribuição cívica enquanto cidadão bombarralense”, declarou. A candidatura assenta em vários eixos estratégicos: desenvolvimento económico; mobilidade; ambiente e espaços verdes; ação social e saúde; educação, cultura e desporto.
Entre as propostas destacam-se a construção de uma nova zona industrial e a redução de impostos municipais, assim como a habitação a custos controlados e arrendamento a custos acessíveis para fixar a população.
Acompanham Nuno Mota na lista para o executivo o empresário Carlos João Fonseca, a professora Selma Santos e o empresário Ricardo Franca.
Lidera a lista para a Assembleia Municipal o maestro Hélio Leal.
Para as freguesias são os seguintes candidatos: o comercial vitícola Álvaro Monteiro Benjamim (Pó), a assistente administrativa Catarina Simões (União de Freguesias de Bombarral e Vale Côvo) e o empresário agrícola João Mendonça (Carvalhal) Joana Caetano (Roliça) é recandidata.
Isaura Morais, ex-autarca de Rio Maior e deputada à Assembleia da República, também vice-presidente da Comissão Política Nacional do PSD, garantiu que o órgão liderado por Rui Rio “apoia completamente esta candidatura”. Pelo mesmo diapasão afinou o presidente da Distrital de Leiria, Rui Rocha, para quem Nuno Mota “tem a capacidade de apresentar os melhores projetos e equipas, para as pessoas fazerem as suas escolhas”.
Já o mandatário da candidatura Rui Viola, ex-autarca do PSD e CDS, elogiou a renovação das listas e apelou a uma campanha pela positiva: “Não é preciso dizer mal de ninguém para explicarmos que as nossas propostas são as melhores para o Bombarral”. ■


































