
Os autarcas do Oeste querem criar uma associação, ou agência destinada a promover o turismo da região. A sugestão foi feita pelo presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, no ultimo Conselho Intermunicipal da OesteCIM (realizado a 23 de Março, no CCC), que defendeu que é importante a região autonomizar-se na promoção turística do Oeste, ainda que tenha que estar ligada ao Turismo do Centro e também a Lisboa.
O autarca caldense diz que essa nova entidade deverá ser criada no seio da OesteCIM e que poderia funcionar com um rácio de participação de cada município e com uma política comum de promoção turística definida para a região.
O presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, destacou que é importante definir uma estratégia de promoção da marca Oeste e a sua capacidade de internacionalização, uma opinião também comungada pelo seu colega de Alcobaça, Paulo Inácio.
AINDA A PRESENÇA NA BTL
O assunto, que será discutido numa das próximas reuniões, surgiu depois dos autarcas do Oeste terem mostrado o seu desagrado com a promoção do Oeste, que foi feita na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
O secretário-geral da OesteCIM, André Macedo, explicou que os espaços expositivos de cada CIM foram sorteados e ao Oeste calhou “em má sorte” um dos piores lugares, bastante distante do local de passagem, o que dificultou a comunicação com os visitantes.
A maioria dos autarcas é da opinião que o Oeste deve apostar num stand promocional próprio, além de, institucionalmente, continuar a integrar o do Turismo do Centro.
“Acho que faz sentido termos um stand forte, aberto, para que as pessoas possam circular”, defendeu Pedro Folgado, presidente da OesteCIM e da Câmara de Alenquer, dando como exemplo as comunidades intermunicipais de Leiria e Coimbra, que já este ano se fizeram representar com um espaço autónomo.
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, considera que o modelo apresentado pelo Turismo do Centro está esgotado e corrobora da opinião de que o Oeste tem que ter o seu espaço próprio. “Acho que é uma amálgama de muitas coisas e não resulta para ninguém”, disse, desafiando os colegas a começar já a planear a presença na próxima BTL.
A Região de Turismo do Oeste, que era presença habitual nestes eventos, foi extinta em inícios de 2012 durante o governo de coligação PSD/CDS-PP e integrada na Turismo do Centro. Uma decisão que na altura provocou o protesto dos municípios da região.
Por outro lado, os autarcas mostraram interesse em continuar a participar no SISAB Portugal (Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas). Ficaram ainda de estudar uma proposta para divulgação dos municípios no jornal Mundo Português, cabendo a cada município o pagamento de 6000 euros por ano para terem duas páginas semanais de promoção do Oeste naquele jornal.






























