Início Política Autarcas do Oeste querem criar uma agência de promoção turística da região

Autarcas do Oeste querem criar uma agência de promoção turística da região

0
Autarcas do Oeste querem criar uma agência de promoção turística da região
O Conselho Intermunicipal da OesteCIM reuniu a 23 de Março | F.F.
Notícias das Caldas
Os espaços na BTL foram sorteados e ao Oeste calhou um dos piores lugares, mais afastado do local de passagem | F.F.

Os autarcas do Oeste querem criar uma associação, ou agência destinada a promover o turismo da região. A sugestão foi feita pelo presidente da Câmara das Caldas, Tinta Ferreira, no ultimo Conselho Intermunicipal da OesteCIM (realizado a 23 de Março, no CCC), que defendeu que é importante a região autonomizar-se na promoção turística do Oeste, ainda que tenha que estar ligada ao Turismo do Centro e também a Lisboa.

O autarca caldense diz que essa nova entidade deverá ser criada no seio da OesteCIM e que poderia funcionar com um rácio de participação de cada município e com uma política comum de promoção turística definida para a região.
O presidente da Câmara de Óbidos, Humberto Marques, destacou que é importante definir uma estratégia de promoção da marca Oeste e a sua capacidade de internacionalização, uma opinião também comungada pelo seu colega de Alcobaça, Paulo Inácio.

AINDA A PRESENÇA NA BTL

O assunto, que será discutido numa das próximas reuniões, surgiu depois dos autarcas do Oeste terem mostrado o seu desagrado com a promoção do Oeste, que foi feita na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
O secretário-geral da OesteCIM, André Macedo, explicou que os espaços expositivos de cada CIM foram sorteados e ao Oeste calhou “em má sorte” um dos piores lugares, bastante distante do local de passagem, o que dificultou a comunicação com os visitantes.
A maioria dos autarcas é da opinião que o Oeste deve apostar num stand promocional próprio, além de, institucionalmente, continuar a integrar o do Turismo do Centro.
“Acho que faz sentido termos um stand forte, aberto, para que as pessoas possam circular”, defendeu Pedro Folgado, presidente da OesteCIM e da Câmara de Alenquer, dando como exemplo as comunidades intermunicipais de Leiria e Coimbra, que já este ano se fizeram representar com um espaço autónomo.
O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, considera que o modelo apresentado pelo Turismo do Centro está esgotado e corrobora da opinião de que o Oeste tem que ter o seu espaço próprio. “Acho que é uma amálgama de muitas coisas e não resulta para ninguém”, disse, desafiando os colegas a começar já a planear a presença na próxima BTL.
A Região de Turismo do Oeste, que era presença habitual nestes eventos, foi extinta em inícios de 2012 durante o governo de coligação PSD/CDS-PP e integrada na Turismo do Centro. Uma decisão que na altura provocou o protesto dos municípios da região.
Por outro lado, os autarcas mostraram interesse em continuar a participar no SISAB Portugal (Salão Internacional do Sector Alimentar e Bebidas). Ficaram ainda de estudar uma proposta para divulgação dos municípios no jornal Mundo Português, cabendo a cada município o pagamento de 6000 euros por ano para terem duas páginas semanais de promoção do Oeste naquele jornal.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.