Apresentado o governo de António Costa

0
567

DSC_0031 cópiaNa passada terça-feira o Presidente da República, Cavaco Silva, indicou ao líder do PS, António Costa, para formar o 21º governo constitucional na sequência do chumbo do programa de governo de Passos Coelho há duas semanas.
Entre as figuras mais destacadas do novo governo estão Mário Centeno nas Finanças, a procuradora Francisca Van Dunem na Justiça, o anterior secretário de Estado na pasta do Planeamento e Infraestruturas, Vieira da Silva repete a pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e João Soares ascende pela primeira vez a ministro na pasta da Cultura.
Na Saúde confirma-se a ascensão de Adalberto Campos Fernandes que esteve este ano por duas vezes nas Caldas em debates sobre a saúde, e que na altura defendeu que, nas Caldas e no Oeste, é necessário “acabar de vez com o clima de conflitualidade” e fazer com que o SNS e as instituições que o representam sejam factor de agregação da população.
Enfatizou que “se alguma coisa o PS pode prometer é a sua matriz de diálogo social e que é preciso alinhar as politicas com as pessoas” acrescentando que o Oeste é o exemplo daquilo que “de mau este o governo fez ao considerar que as decisões sobre a oferta de cuidados e a satisfação de necessidades se faz com uma régua e esquadro num gabinete alcatifado” em Lisboa.
Quanto à questão hospitalar, defendeu que têm que ser criadas condições para atrair e para fixar jovens médicos e enfermeiros. “Tem que ser um hospital amigo das pessoas”, disse Adalberto Fernandes, acrescentando que o PS pretende proceder às alterações de forma gradual. “Reformas feitas à pressa ou reestruturações feitas a correr dão quase sempre mau resultado”.
Para secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros foi nomeada a bombarralense Margarida Marques, que era cabeça de lista do PS no distrito de Leiria.
Uma consequência da nomeação do novo governo, é que as ex-ministras Assunção Cristas e Teresa Morais regressam ao Parlamento, o que faz com que os deputados caldenses Maria da Conceição Pereira e Manuel Isaac, regressem, por sua vez, às Caldas.  J.L.A.S.

- publicidade -