Tertúlia hoje à noite na Eira Branca

0
510

pernoitar-com-livros-2014O escritor Paulo José Miranda e o ilustrador  André  Carrilho vão estar hoje, 23 de Maio, pelas 21h00, no Casal da Eira Branca, nos Infantes (Salir de Matos). São convidados do ciclo “Pernoitar com livros” que une a unidade de turismo rural caldense à editora Abysmo.
Paulo José Miranda regressa a Portugal para apresentar em simultâneo três novos títulos: um romance, cartas de amor e poesia. Serão apresentados “A Máquina do mundo”, romance ilustrado por André Carrilho, “Todas as Cartas de Amor” (ilustrado por Mariana, a Miserável) e “Exercícios de Humano”, poesia, segundo António de Castro Caeiro.
O escritor Paulo José Miranda começou pela poesia em 1997 com “A Voz que nos trai”. Publicou também Tríptico da criação, uma série de romances sobre autores portugueses do século XIX, sendo que o segundo volume, “Natureza Morta”, venceu a primeira edição do Prémio Literário José Saramago. Viveu durante cinco anos na Turquia com sua companheira na época, a cineasta Pelin Esmer. Depois de uma passagem por Portugal, mudou-se em 2005 para o Brasil, onde morou em distintos sítios: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Eldorado do Sul, Jaguarão e Porto Alegre. Mora actualmente em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.
O ilustrador, designer gráfico, animador e caricaturista André CArrilho, vencedor de vários prémios nacionais e internacionais, vem à Eira Branca apresentar a sua obra “Inércia”, livro com 150 páginas onde o autor possui mais de 80 desenhos feitos ao longo de dois anos, retratando inúmeras paisagens em três continentes, do interior de Portugal às praias do Pacífico, de Lisboa a Macau.
Segundo nota de imprensa sobre esta obra, o autor, “que domina como ninguém uma ferramenta chamada computador”, resolveu “regressar ao básico: papel, tintas e dramatismo”. São, pois, segundo a mesma nota, “momentos arrancados à realidade, postais para sempre fixados em cadernos de pequenas dimensões agora dispersos. Podem agora continuar em andamento, vencendo a inércia, em livro que reúne ainda pequenos textos diarísticos (com sabor a sal e outros temperos)”.
N.N.

- publicidade -