Gaeiras em festa para recuperar moinho na terra

0
1005

notícias das CaldasA vila das Gaeiras vai estar em festa de 8 a 11 de Setembro. Este ano, e porque não houve pessoas a querer organizar o evento, a Junta de Freguesia achou por bem não deixar morrer esta tradição centenária garantindo a sua concretização. Ao fazê-lo está a tentar angariar fundos para recuperar um moinho que foi recentemente doado pela família Quitério e que deverá ser transformado na “Oficina da Semente e do Pão” e num forno comunitário onde voluntários poderão cozer pão para famílias carenciadas.

O moinho poderá também ser visitado por crianças e idosos. “É uma tradição que já teve um peso enorme na actividade económica e social das Gaeiras”, explica o presidente da Junta, Eduardo Silva, adiantando que a recuperação do imóvel custa cerca de 51 mil euros.
Foi feita uma candidatura do projecto ao PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural), que está para análise, e caso seja aprovada, contará com um apoio na ordem dos 60%. Os restantes 20 mil euros terão que ser suportados pela autarquia.
De acordo com o presidente da Junta, o projecto tem sido muito bem recebido pela população. “Os donativos têm sido tão bons ou melhor que o costume”, conta o responsável, que faz um investimento na organização da festa de 12 mil euros.
Para a sua concretização está a contar com a ajuda de cerca de 40 voluntários, a maioria pessoas desempregadas, que têm andado diariamente a trabalhar no Largo de S. Marcos. As empresas da freguesia também estão a ajudar, nomeadamente com a cedência de materiais.
A festa de Nossa Senhora da Ajuda contará, pela primeira vez, com uma creparia, terá um moinho-bar e uma nova decoração do Largo, que conta com o embelezamento do coreto e a sua utilização com a actuação do grupo Reinadio.
A farmácia da Ajuda oferece toda a decoração dos andores e da igreja no dia da festa religiosa, a 8 de Setembro.

- publicidade -

Um cordão com três quilómetros de roupa

Os Jovens Voluntários das Gaeiras (JVG) estão a dinamizar uma acção de recolha de roupa que será estendida num cordão que vai percorrer as ruas da freguesia.
A iniciativa, denominada, “Um Cordão (com)Vida”, está marcada para 27 de Agosto e terá início no Largo do Mercado e assinala também o primeiro aniversário deste grupo, que surgiu com nove elementos e actualmente possui 32.
De acordo com Ricardo Duque, presidente do JVG, o objectivo deste projecto passa pela vontade dos jovens em dinamizar uma actividade de solidariedade de forma original. A associação Abraço e a Casa do Gil foram as associações seleccionadas para receber a roupa angariada, assim como as famílias carenciadas do concelho de Óbidos.
Para tal, o grupo encontra-se a fazer um levantamento, com a ajuda das Juntas de Freguesia, de quais as pessoas que terão necessidade deste tipo de ajuda.
O cordão começa às 10h00 e termina às 22h00, sendo depois feita a triagem da roupa. Terá início no Largo do Mercado e depois serão estendidas peças de roupa ao longo do dia. “O objectivo é que percorra o maior número possível de ruas da freguesia”, conta Ricardo Duque, acrescentando que a organização espera ultrapassar os três quilómetros de roupa estendida.
Actualmente existe um ponto de recolha em cada uma das Juntas de Freguesia do concelho e na escola de condução Autocaldense, nas Caldas, onde as pessoas poderão deixar as peças de vestuário. No dia 27 de Agosto podem entregar no próprio local do evento.
Ricardo Duque destaca que, apesar da conjuntura difícil, os “particulares têm mostrado uma grande receptividade, até mais do que as empresas”.
Em torno deste evento, o JVG irá fazer um conjunto de iniciativas. Da parte da manhã haverá actividades ligadas ao desporto e a tarde será preenchida com a actuação de alguns grupos de animação do concelho.
Criado a 27 de Agosto de 2010, o grupo começou por dinamizar um almoço para maiores de 65 anos. Depois organizou o Carnaval das Gaeiras 2011, participou num teatro com o grupo “A Raiz”, da Usseira e nas tasquinhas da terra.
“Tentámos dinamizar uma actividade pelo menos de dois em dois meses, e as pessoas têm sido bastante receptivas ao nosso trabalho”, conclui o jovem presidente, adiantando que continuam abertos a que outros jovens se juntem ao grupo.

 

- publicidade -